CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 19 de dezembro de 2020

SANTA CRUZ DA VITÓRIA- EM última sessão do ano, Prefeito-eleito de Santa Cruz da Vitória recusa aumento do próprio salário e Câmara aprova projeto pioneiro na Bahia.

 


ASCOM SANTA CRUZ DA VITÓRIA 

Em última sessão do ano, Prefeito-eleito de Santa Cruz da Vitória recusa aumento do próprio salário e Câmara aprova projeto pioneiro na Bahia.


Na noite da última quarta-feira (16), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz da Vitória foi palco de duas decisões históricas para o município. 



A primeira, foi a reprovação do reajuste, referente ao pagamento de prefeito, vice e secretários. 

O prefeito-eleito, e, vereador Professor Maurício, manifestou a decisão, de abrir mão do aumento até o ano de 2024, reconhecendo, que o município passa por um período difícil e que, é preciso direcionar os recursos recebidos, pensando, nas carências principais da comunidade.

Em sua fala, Maurício ressaltou, a imprevisibilidade dos próximos dias de enfrentamento a pandemia, disse também, que, o município passa por um período de queda na receita, por isso, mesmo com os salários, de prefeito e vereadores defasados há 8 (oito) anos, votaria contra o projeto, , que visava o aumento, e, a favor do congelamento desses salários nós próximos 4 anos.

"Nós, precisamos buscar cada vez mais saídas. No que depender de nós,, representantes do poder executivo e legislativo, buscaremos saídas, e recursos, para não deixar nosso povo na mão. O primeiro passo, é justamente esse: abrir mão de nossos subsídios, para que a gente fique um pouco mais confortável no combate às nossas necessidades, que não são poucas", acrescentou.

É válido lembrar, que vários municípios baianos, inclusive dessa região, aprovaram aumentos salariais para o poder executivo e legislativo, mesmo, passando pelo mesmo tipo de dificuldades, causadas pela Pandemia. 

Assim, a atitude do prefeito-eleito e dos vereadores santacruzenses, se torna um destaque, e, um exemplo para todos os municípios que buscam passar pela atual crise, oferecendo para seus cidadãos o máximo de cuidado, organização e atenção através de uma gestão pautada no bem comum.

A Segunda, foi a aprovação unânime do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), pioneiro no Estado da Bahia, e também uma prova desse comprometimento, uma vez que o projeto de 697 (seiscentos e noventa e sete) páginas, traz consigo, o adequado planejamento, para trazer diversas melhorias à comunidade. 

Foram dois anos e meio, de planejamento e sua execução, promoverá uma melhor distribuição da água potável para as residências,, melhorias sobre o esgotamento sanitário e manejo de águas pluviais, e manejo de residuos sólidos, de acordo com as Normas Ambientais. 

Tais medidas, farão de Santa Cruz da Vitória, uma cidade cada vez mais próxima, de um Saneamento Básico ideal e uma convivência sustentável para com a Natureza, o que trará, grandes melhorias na Saúde, e, na qualidade de vida, de quem vive nessa cidade.

A elaboração do projeto, que prevê ações a serem executadas pelos próximos 20 (vinte) anos, foi possível, graças a parceria entre a Funasa, Comitê de Coordenação e Executivo, Prefeito Carlos André, e teve ampla participação da comunidade urbana e rural ao longo de sua elaboração,, fazendo com que, abrangesse as demandas de cada localidade especificamente e traçando metas promissoras para o futuro. 

A iniciativa veio através do Programa IFBA Saneando a Bahia (PISA) e 50 municípios baianos estão desenvolvendo projetos similares, mas essa é a primeira cidade do estado, a aprovar a minuta, dando o passo inicial num conjunto de ações que em conjunto com as demais cidades participantes, deverão influenciar diretamente a forma como a Bahia lida com as questões em pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...