CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Técnico da Defesa Civil do Estado visita Ibicaraí e analisa situação da falta de água



Texto e fotos: Arnold Coelho


O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, recebeu na manhã de hoje, quarta-feira, 6, em seu gabinete, a visita do Analista Técnico da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (SUDEC-BA), Edmildo Moreno Sobral. A visita do técnico da SUDEC foi para avaliar e fazer um relatório da real situação da falta de água em Ibicaraí. Na oportunidade estavam presentes o Engenheiro Agrônomo Lucios Ourives e a Engenheira Ambiental Tauá Fontes Lima, que representam o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul – CDS-LS, na área de Gestão Ambiental.

O prefeito Lenildo Santana aproveitou a oportunidade e levou o técnico para visitar os principais pontos de captação de água do município juntamente com a Procuradora Geral do Município de Ibicaraí, Adenildes Santos de Jesus; o diretor do SAAE José Dias; o Técnico em Saneamento, William Nogueira; o secretário municipal de Infraestrutura, Leildo Santana; o vereador Osaná Crisóstomo e os engenheiros do CDS-LS.

A visita teve início na barragem do Ribeirão do Luxo, que secou com a estiagem e está sendo limpa com a remoção de grande quantidade de resíduos acumulados no leito da barragem. Em seguida a caravana seguiu para a antiga barragem da Coca-Cola, na região da Feira Verde, próximo a Vila Santa Isabel, e por último a visita se estendeu até a barragem do Ribeirão do Córrego Grande, a única que ainda está conseguindo captar água em baixa quantidade para o abastecimento da cidade. A represa, que atendia a 35% do total de capacitação do município, hoje reduziu a menos da metade da sua vazão. Edmildo fotografou tudo e prometeu que entregará nos próximos dias um relatório detalhado da atual situação do município para a SUDEC-BA.

Barragem do Luxo

A Prefeitura de Ibicaraí e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estão fazendo o desassoreamento do leito de toda a barragem que abastece o município. A ação é de caráter emergencial e está aproveitando o período de grande estiagem que passa Ibicaraí para fazer a limpeza com a remoção dos resíduos acumulados no leito da barragem. Inicialmente mais de 80 mil reais estão sendo utilizados no aluguel e custeio de equipamentos (escavadeira Caterpillar 3200 de esteira) caçambas, retroescavadeiras, motoniveladora, que estão trabalhando no transporte e armazenamento do material retirado do fundo da barragem. Paralelo a essa ação a prefeitura está fazendo também o levantamento topográfico (planimétrico e altimétrico) do local para ter uma real situação do tamanho exato do local e o atual volume de água da barragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...