CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Puxada do Mastro de São Sebastião acontece nos dias 8 e 9 deste mês, em Ilhéus


Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença - Foto Alfredo Filho (2)

Fonte Verdinho Itabuna

A tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que reúne turistas e nativos e mistura o sacro e profano, vai movimentar a comunidade de Olivença, na zona sul de Ilhéus, no próximo fim de semana (8 e 9 de janeiro). Promovido pela Associação de Machadeiros de Olivença e com apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Esporte e Turismo (Setur), o evento foi iniciado no domingo,3, à tarde, com saída do fogo simbólico da igreja-matriz de São Sebastião, e chegada a igreja Nossa Senhora da Escada, no mesmo bairro. À noite, o público prestigiou show musical, apresentações culturais e grupo de capoeira.

De acordo com o secretário de Turismo, Josenaldo Cerqueira, na sexta-feira (8), a partir das 16h, acontece a abertura oficial da festa, com hasteamento de bandeiras, cortejo de blocos de mascarados pelas vias principais de Olivença, missa na paróquia de Nossa Senhora da Escada, às 19h, seguida de show musical, às 20h.

A festa é conservada por descendentes dos índios, negros e brancos. E devido à miscigenação são considerados os caboclos de Olivença, que mantêm a fé com o objetivo de passar o ritual para as futuras gerações. A puxada do mastro iniciou no século XVIII, com mistura de espiritualidade medieval e religiosidade cabocla.

Já no sábado (9), a partir das 17h, apresentação de grupo de capoeira, leitura de cordel, seguida de procissão, às 18h30min. Já às 19 horas, o público irá prestigiar os grupos Boi Estrela e As Camponesas, e às 21 horas, vai assistir show musical.

Ponto alto – O ponto alto da festa será no domingo, 10, às 5h da manhã, quando acontece alvorada com fogos de artifício, e às 6h, ocorrem atos religioso (benção) e indígena (poracy). Já às 7h está programada feijoada para os machadeiros, e depois eles seguem para a mata do Ipanema, para trazer o mastro, e às 10h, rituais na mata.

Às 13h será servida feijoada na praia do Sirihyba. Já às 14h, apresentação de DJ com grupo de Zumba, enquanto às 15h, início do cortejo da puxada do mastro, saindo da praia para a praça Cláudio Magalhães, iniciando show musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...