CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

UBS Gelson Lopes, no bairro Agripino Monteiro fez palestras sobre o ‘Outubro Rosa’


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
A Secretaria Municipal de Saúde através da Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. Gelson Lopes, localizada no Bairro Agripino Monteiro (Bairro Novo) em Ibicaraí, promoveu durante toda a manhã da última quarta-feira, 14, uma ação alusiva ao ‘Outubro Rosa’ (movimento nacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama).
Em torno de 500 mulheres de diferentes faixas etárias procuraram o posto médico, onde foram recebidas pela equipe da unidade. O atendimento médico foi feito pela Ginecologista Dra. Suzana Soeiro, além de diversos exames rápidos como: aferição de PA, Glicemia e teste rápido de HIV. Na oportunidade foi entregue medicamentos para combater verminose.
Durante a manhã foi feito palestras sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Câncer de Colo de Útero e Mama, com a Psicóloga Maiane Malaquias e o Fisioterapeuta Genilson Aguiar, com a entrega de preservativos aos interessados. O Odontólogo Kayuri da Mata e a Atendente de Consultório Odontológico (ACO), Jamilly Oliveira, proferiram palestra sobre Saúde Bucal, e, ao final da palestra foi distribuído escovas para higienização bucal. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), também esteve presente à ação dando suporte e orientação aos interessados.
Participaram da ação as Enfermeiras Márcia Pinto e Lunara Dantas (voluntária); os Agentes Comunitários Dernevaldo Aguiar, Elis Regina, Ana Lúcia, Marlene Cordeiro, Joel da Hora, Pollianna Souza e Elenise de Jesus; além dos Técnicos de Enfermagem André Torres e Leila Jean; do recepcionista Diego Sampaio e da auxiliar de serviços gerais, Maria de Fátima.
Segundo a enfermeira Márcia Pinto em torno de 500 pessoas foram atendidas na UBS durante toda manhã, sendo feitos mais de 350 exames de Glicemia e 350 exames para avaliar a pressão arterial (PA). “A ação foi muito positiva e superou nossas expectativas. Apesar das dificuldades nossa equipe mais uma vez se superou. Só posso agradecer o empenho de todos. Acredito também que essa foi nossa última ação aqui nesse prédio, pois estaremos nos mudando no próximo dia 22 para a nova UBS ao lado da fábrica de Chocolate”, disse Márcia Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...