CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Colégio de Floresta Azul recebeu o projeto 'Caminhão com Ciência' da UESC


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação
A Secretaria Municipal de Educação de Floresta Azul, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o Colégio Educacional de Floresta Azul (CEFA), promoveram durante o último sábado, 3, nas dependências da escola, o projeto 'Caminhão com Ciência', com o tema 'Viagem com a Ciência'. O evento iniciou às 10h e foi até às 17:30h e teve como público-alvo alunos do CEFA, do Colégio Estadual Fred Gedeon e da Escola Municipal José Joaquim Jênier, do distrito de Coquinhos.
Segundo o professor Cássio Cristiano Damasceno esse projeto 'Caminhão com Ciência' trouxe para Floresta Azul seis oficinas que foram colocadas para os alunos durante todo o dia, foram elas: Física, Química, Matemática, Geopaleontologia, Engenharia, Oceanografia/ Biologia. "É um projeto grandioso da UESC e que nos presenteia com conhecimentos em diversas áreas por meio de formas diferenciadas, lúdicas e ativas de aprendizagem.Durante todo o dia estimulamos o aluno na busca pelo conhecimento e novas descobertas. Vale ressaltar a importância da UESC nesse projeto, com todo o material didático e professores, além da nossa equipe de professores", disse Cássio.
O colégio CEFA tem a direção da professora Cláudia Samara Nobre Brito e o projeto contou com a coordenação do professor Cássio Cristiano Damasceno; das Coordenadoras Pedagógicas Fabíola Menezes e Mônica Suely Sodré Bastos e equipe. O professor Valdemar Sodré se fez presente representando a Secretária Municipal de Educação Sayonara Leão, que por motivos de saúde não pode se fazer presente.
Segundo Sayonara Leão, secretária Municipal de Educação, essa ação 'Caminhão com Ciência' é uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação do município, UESC e CEFA, onde a UESC entrou com o projeto do caminhão, mais o material didático e parte dos professores, e a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, entrou com o local (CEFA), os professores da rede municipal, além de 40 lanches e 40 almoços para toda equipe de professores presentes e o apoio com um ônibus escolar para buscar e levar os alunos do distrito.
 Projeto 'Caminhão com Ciência'
Esse projeto nasceu em 2005, quando a Uesc foi contemplada com um caminhão baú e uma série de experimentos, modelos e instrumentos que são usados em exposições científicas interativas e oficinas nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática, Biomedicina e Geografia. As exposições e oficinas são realizadas em escolas públicas e centros comunitários nos finais de semana, para melhor se adequarem às atividades acadêmicas da UESC.
A equipe do 'Caminhão com Ciência' é formada por um coordenador geral, coordenadores das áreas de atuação do projeto, professores colaboradores, monitores bolsistas de extensão da UESC e monitores voluntários. A equipe do projeto é responsável também pela manutenção dos equipamentos do projeto, elaboração e avaliação de novas exposições, oficinas e pesquisas na área de Divulgação Cientifica em Espaços de Educação Formal e Não Formal de Ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...