CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Mutirão da Saúde atendeu mais de 150 pessoas na região do Jacarandá, em Ibicaraí




Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
Durante toda a manhã de ontem, quarta-feira, 30, a região do Jacarandá, na zona rural de Ibicaraí, recebeu o Mutirão da Saúde. A ação aconteceu na Escola Municipal Lino Francisco dos Santos e mais de 150 moradores daquela localidade receberam diversos serviços médicos. A ação foi mais uma realização da prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa Saúde na Escola (PSE).
O mutirão teve início às 8 horas com a presença de duas equipes das Unidades Básicas de Saúde Gelson Lopes e Dr. Olintho Matos e contou com a presença dos médicos Dr. Hélio de Souza e Dra Suzana Soeiro, fisioterapeutas, uma nutricionista, além de enfermeiras, agentes de saúde e as equipes do NASF e do PSE.
De acordo com Coordenadora de Saúde Bucal e PSE, Jamylly Silva, durante toda a manhã foram feitos 38 atendimentos com a doutora Suzana Soeiro; 30 atendimentos com o doutor Hélio de Souza;136 aferição de PA; 136 testes de glicemia; 50 testes de Sífilis; 50 testes de HIV; 33 eletrocardiogramas; 10 citologias; atualização do calendário vacinal; palestras preventivas e educativas, além da entrega de remédios e 100 kits de escovação. No local foi montado um Escovódromo e a criançada presente assistiu atentamente uma aula de como escovar corretamente os dentes. Cada criança presente, além de um delicioso lanche, ganhou ao final da exibição um kit contendo escova, fio e creme dental, em seguida foram se divertir em um pula-pula montado no local.
"Estamos fazendo um esforço tremendo para colocar essa equipe aqui no Jacarandá. Existe um custo para tudo isso, pois não é só o atendimento. Colocamos veículos da prefeitura à disposição para transportar as pessoas; distribuímos lanches para a criançada e trouxemos equipes de profissionais dedicados que fizeram um grande trabalho hoje. A ação foi muito produtiva", disse o secretário de Saúde, Pinheiro Farias.
"Essa ação já estava programada há algum tempo, mas precisávamos recuperar primeiro a estrada. Estamos trabalhando há três semanas na recuperação dessa estrada com o patrolamento e cascalhamento de todo o trecho que corta nosso município até a divisa com Coaraci. Fico feliz em saber que nossa administração chega até a zona rural com serviços essenciais para a melhoria do homem do campo. Recuperamos a estrada, o que facilita o transporte dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação mantém a Escola Municipal Lino Francisco dos Santos funcionando plenamente com 33 estudantes, e a Secretaria Municipal de Saúde deu hoje um grande exemplo de cidadania ao trazer esse mutirão para a zona rural", disse o prefeito Lenildo Santana.
O pequeno agricultor Esmeraldo Pereira da Silva, de 62 anos, morador da fazenda Serra Negra, disse morar na região há mais de 50 anos e que poucas vezes viu esse tipo de ação. "Achei tudo muito positivo. Fiz exames, fui ouvido e examinado por médico e fui muito bem tratado por todos. Espero que esse mutirão volte outras vezes", disse Esmeraldo.
A moradora da fazenda Santa Cruz, Domingas de Jesus, tem 48 anos e mora na região há cinco. "Fico feliz com essas ações. A estrada estava precisando ser recuperada e esse Mutirão de Saúde nos poupa de ir até a cidade e gastar com consulta médica. Foi uma manhã divertida, onde encontramos nossos vizinhos, fizemos exames de graça. Tudo aqui mesmo, na roça. Seria bom que acontecesse pelo menos duas vezes por ano", disse Domingas.
Estiveram presentes à ação o prefeito Lenildo Santana, acompanhado do secretário de Educação Uildo Batista e o vereador Valter da Farmácia; o vereador Klaus Farias e o diretor de Esportes da prefeitura e radialista, Josevan Dias. Vale lembrar que além dos toldos montados no local, o Escovódromo e o pula pula para a criançada, ainda foi montado um 'Brechó Chiquê Show'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...