CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Centenas de fiéis comemoram o dia de Santa Terezinha em Coquinhos




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
 O distrito de Santa Terezinha ou Coquinhos, em Floresta Azul, durante muitos anos foi famoso pela sua água que para muitos era 'santa ou milagrosa'. O sucesso desse líquido milagroso arrastava fiéis de todas as partes da Bahia e até do Brasil para beber e/ou se banhar dessa água que derramava dia e noite do seu famoso chafariz. O tempo passou, a água perdeu o seu encanto, mas Coquinhos não perdeu sua fé e religiosidade.
A localidade leva o nome de Santa Terezinha em homenagem à santa francesa que dedicou a sua breve vida à comunhão com Deus. A festa de homenagem à padroeira têm início uma semana antes, com missas todos os dias. No dia 26 houve a preparação para os batismos que aconteceram na missa do dia 27. Na quarta-feira, 30, houve uma carreata pelas ruas do distrito, com a bênção de todos os fiéis e seus veículos.
 O DIA DA PADROEIRA
O dia primeiro de outubro (dia da Padroeira) mais uma vez foi marcado pelo feriado municipal em homenagem à santa e teve início com uma alvorada festiva, com o repicar do sino e uma intensa queima de fogos. Durante o dia diversos batizados foram realizados na paróquia. Ao meio-dia aconteceu a tradicional queima de fogos nas residências e às 18:00h aconteceu a missa, celebrada pelo Padre Telmo Soares, com o tema “Ano da Vida Consagrada - Terezinha, Jovem Consagrada a Deus”.
Depois da missa cerca de 300 fiéis fizeram a tradicional procissão luminosa pelas ruas do distrito, carregando o andor com a imagem da santa. Por último houve a bênção do Santíssimo Sacramento na porta da igreja.
Estiveram presentes aos festejos a prefeita Dra. Sandra Cardoso; o vice-prefeito Jaconias Gusmão; a secretária de Educação, Sayonara Leão e de Assistência Social, Eliana Alcântara; o vereador Jorginho da Saúde; o gerente de Esportes, Valdemar Sodré; o administrador do distrito, Pedro Alberto; o presidente da APPMDSAT, Milton Carvalho; o empresário Erick Cardoso e grande parte da comunidade local.
 Santa Terezinha
Maria Francisca Teresa Martin nasceu em 2 de Janeiro de 1873, em Alençon, Orne, França e morreu em 30 de setembro de 1897 (com apenas 24 anos) em Lisieux, Calvados, na França. Ficou conhecida como Santa Terezinha do Menino Jesus da Santa Face. Prometeu, em seu leito de morte, que não ficaria ociosa no céu, faria cair uma chuva de rosas em graças sobre a Terra. Por isso, também é venerada e representada como a Santa das Rosas.
Teresa recebeu cedo seu chamado para a vida religiosa, em 1888, com quinze anos, tornando-se freira na comunidade carmelita. Depois de nove anos, Tereza morreu de tuberculose com apenas vinte e quatro anos de idade. O Papa Pio XI beatificou-a em 1923 e canonizou-a dois anos depois. Teresa foi também foi declarada co-padroeira das missões com São Francisco Xavier, em 1927, e nomeada co-padroeira da França em 1944. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...