CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Municípios projetam Plano de Carreira para o Magistério visando a melhoria na educação


 Fonte ASCOM da AMURC Viviane Cabral
Com o objetivo de melhorar a educação nos municípios Sulbaianos, profissionais da Constat – empresa de consultoria na área de educação encerraram nesta sexta-feira, 23, em Itabuna, a primeira etapa de simulação dos Planos de Carreira do Magistério. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre a Amurc, Instituto Natura e Instituto Arapyaú.
Ao todo, representantes de 36 municípios estão sendo acompanhados em atendimento individualizado na sede da Amurc. O consultor da área de orçamento e finanças, Jeam Adriano Rogoni explica que os Planos de Carreira estão sendo adequados de acordo a legislação nacional e a realidade de cada município, “e o nosso trabalho é verificar a viabilidade de cada plano, onde se encaixa dentro do orçamento dos municípios ao longo dos próximos 10 anos”.
As projeções e metas para a educação municipal levam em conta o cenário econômico atual do país e geram expectativas positivas para os secretários municipais. Para a gestora da educação de Floresta Azul, Sayonara Cristina de Oliveira, a construção do Plano de Carreira vem como “uma oportunidade de regulamentar a educação no município e regularizar a carreira profissional dos professores”, destacou.
Em alguns casos, os municípios já possuem o Plano de Carreira e apenas precisam ser atualizados, como é o caso do município de Nova Canaã. Segundo a secretária de educação, Rozinalva Ferreira o plano está pronto, “mas precisa ser feito algumas adaptações no que diz respeito a vida profissional dos professores baseada  na folha de pagamento”.
“O que mais me impacta é que os municípios e até mesmo os representantes sindicais estão achando positivo, eles se sentem mais seguros. O grande objetivo de um Plano de Carreira é fazer com que o profissional trabalhe sendo reconhecido, e ele contribua efetivamente para melhorar a educação das crianças e adolescentes”, concluiu Jeam.
A próxima etapa, prevista para o mês de novembro, contará com a presença do consultor responsável da empresa Constat Educação, Carlos Eduardo Sanches, que estará finalizando o projeto junto com os prefeitos e a equipe de secretários e técnicos dos municípios beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...