CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Campanha contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma tem início em escolas de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Internet
As escolas da rede pública municipal e estadual de Floresta Azul darão início essa semana a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose e Tracoma. Com o tema “Hanseníase, Verminoses e Tracoma têm cura, é hora de prevenir e tratar". A campanha vai ser realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Floresta Azul, o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. A ação será voltada para o atendimento de estudantes na faixa etária de 5 aos 14 anos.
O Governo Federal, preocupado com a saúde e o rendimento escolar das crianças e adolescentes da rede pública de ensino, vem realizando desde o dia 18 de março a campanha contra hanseníase e verminoses em várias escolas do Estado da Bahia e por todo o País. Além da medicação contra verminoses, que será administrada por uma equipe de Saúde na própria escola, com a devida autorização dos pais e ou responsáveis, os alunos também levarão para casa um formulário, que servirá como triagem para casos suspeitos de hanseníase.
Verminoses – Também conhecidas como lombriga e amarelão, são infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas. As verminoses podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.

Hanseníase– É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. A hanseníase pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças e é transmitida de pessoa a pessoa pela respiração. Mas tem tratamento e cura. Para evitar a transmissão é só começar a tratar.

Tracoma - É uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, sorotipos A, B, Ba e C. Esse micro-organismo é responsável também por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão (sorotipos D e K) e algumas doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...