CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 4 de maio de 2023

IBICARAÍ- Sessão aprova Projeto de Lei 07/2023 para Auxílio Fardamento da Guarda Civil Municipal

 


ASCOM- Câmara de vereadores de Ibicaraí 

Os onze vereadores da décima sétima legislatura da Câmara de Vereadores de Ibicaraí vem fazendo história na Casa do Povo, com boas sessões, debates e discussões de grande relevância para a cidade e aprovação de leis de interesse popular. Na quarta-feira, dia 3 de maio de 2023, o Legislativo Municipal aprovou três leis, entre elas a 07/2023, que cria o Auxílio Fardamento para a Guarda Civil Municipal (GCM), mais uma grande conquista para a categoria.

A sessão contou com a presença de oito vereadores: Herbert Santana, o atual presidente, Jonathas Soares, José Raimundo Soares Simões (Dú Artes), Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Ednaldo José dos Santos (Lió), Alam Rogério, Silvana Santana e Clícia Guerreira, além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, e do Assessor Jurídico, Carlyle Assis.

Na abertura da sessão o presidente Herbert Santana solicitou da vereadora Silvana Santana a leitura de uma passagem bíblica e em seguida solicitou ao servidor Moisés Messias a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade. Moisés leu ainda o expediente do dia e no momento seguinte o presidente Herbinho dispensou o pequeno expediente e abriu o grande expediente com o uso da Tribuna por até 10 minutos para cada Vereador.

O presidente da Casa, Herbert Santana, pediu a palavra, agradeceu a presença de todos e falou sobre o pedido feito pela direção do time Ibicaraiense, que representa Ibicaraí na Copa Intervale e passou para a terceira fase do torneio, mesmo não tendo mando de campo e jogando na vizinha cidade de Floresta Azul. Herbinho falou que é preciso sentar com todos os interessados para achar uma solução, pois segundo ele, é inadmissível que o time que representa a cidade tenha que jogar fora. “A nossa função é ser elo e ser ponte e nunca quebrar elos e pontes. Como está, quem perde é Ibicaraí e não existe ganhador”, disse.

O vereador Aroldo Melo saudou a todos os presentes e na sequência pediu para a prefeitura tomar providências com relação a rua Princesa Isabel, que precisa de saneamento básico. Aroldo cobrou também uma reforma nas duas praças do Delfino Guedes (Mutirão). O edil parabenizou pela limpeza dos bueiros e do córrego do Mutirão. Por último o edil cobrou a recuperação das estradas vicinais.

O vereador Lió agradeceu a Deus e saudou a todos os presentes. O edil falou e se colocou ao lado do time do Ibicaraiense. Lió falou da importância dos pastores evangélicos para a cidade. O vereador cobrou o muro do cemitério do distrito da Salomeia e se colocou a disposição para ajudar a fazer o portão do local. "Basta que a prefeitura compre o material que eu dou a mão de obra e faço”. Por último Lió cobrou a melhoria das estradas vicinais.

O edil Alam Rogério saudou a todos os presentes e iniciou falando sobre os ACE e ACS e a perda salarial da categoria e da necessidade da volta do incentivo. Alam falou da Cooperativa que vai gerir a saúde do município. “Volto a dizer que a Câmara não tem nenhuma participação. O meu posicionamento é contrário a instalação dessa Cooperativa no município e a privatização da saúde local”. Por último o edil agradeceu a hospitalidade dos hospitais de Base e Costa do Cacau em Itabuna e parabenizou a direção do HAMM.

O vereador DúArtes agradeceu a Deus e a todos os presentes. O edil disse que visitou alguns postos de saúde da cidade e distritos e constatou a falta de remédios no Posto do Mutirão, além de uma cadeira odontológica quebrada. O edil cobrou placas de identificação nas ruas no Delfino Guedes. O vereador parabenizou a equipe que limpou o Ribeirão do Meio - que corta o Mutirão - e criticou o serviço ofertado pela Coelba em Ibicaraí e também se colocou ao lado do time Ibicaraiense e do futebol local.

A vereadora Silvana Santana saudou a todos os presentes e agradeceu as pessoas que ajudaram na semana municipal de combate às drogas. A edil falou sobre as melhorias sanitárias e lembrou que muitas casas em Ibicaraí não possuem banheiro e deu a ideia de (quem puder) adotar uma família para ajudar na construção de um banheiro. Por último Silvana falou do time do Ibicaraiense e se colocou do lado do esporte amador de Ibicaraí. Silvana aproveitou o momento para cobrar diálogo entre a Liga e as partes envolvidas.

Por último foi lida a Ordem do Dia com a leitura dos Projetos de Lei 02/2023, 05/2023 e 07/2023, que foram aprovados em segunda discussão e a redação final aprovadas por unanimidade. Além do Projeto de Lei 09/2023 que passou por aprovação em primeira discussão e passará por segunda aprovação na próxima sessão. Por último entrou em discussão única o projeto do Decreto Legislativo 01/2023 que foi aprovado por unanimidade.

O presidente agradeceu a Deus e não tendo mais nada a tratar encerrou a sessão e convidou a todos os presentes para a nona sessão ordinária, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 10 de maio, no horário regimental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...