segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Subimos a Serra da Manacá, na região do Luxinho em Ibicaraí, com a presença de 22 aventureiros

 



POR Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA

Domingo já virou sinônimo de caminhada para esse grupo! Nos últimos 30 dias realizamos três trilhas e, no próximo domingo, fecharemos o mês com mais uma caminhada e plantio. Mas este texto é para falar da trilha do último domingo, 21 de setembro, quando subimos a montanha até a Estância Manacá.

Já estivemos na Manacá algumas vezes, mas, mesmo assim, alguns dos 22 integrantes faziam a subida pela primeira vez e sentiram o peso das imensas ladeiras. Como de costume, a turma parou na fazenda de Gustavo Modesto para as famosas selfies na igrejinha da fazenda, que é um verdadeiro cartão-postal do local.

Seguimos para a fazenda de Jucelino (irmão de Aroldão do Povão), onde tomamos café, e logo retomamos a subida. Pegamos um atalho por dentro da mata e, depois de mais de uma hora de subida, passamos pela fazenda de Midian e, em seguida, chegamos à Manacá. De lá, o grupo parou para descansar e contemplar a vista: à esquerda, Ibicaraí; à direita, Floresta Azul.

A descida foi o ponto alto da caminhada. Primeiro ganhamos uma oração na fazenda de Midian. Na descida fizemos uma parada em uma represa (próximo a fazenda de Juscelino) para um prazeroso banho, com direito a um tobogã natural de pedra que fez a alegria da turma.

A parte final trouxe novidade: mudamos o roteiro e exploramos uma nova trilha no cacau que nos levou até a região dos Pintos, saindo na BR-415 (sentido Ibicaraí/Floresta Azul).

O ponto negativo da caminhada foi a grande quantidade de lixo encontrada pelo caminho. Além disso, motoristas e moradores de Ibicaraí estão transformando o trecho da BR, no sentido de Floresta Azul, em ponto de descarte de lixo e entulho. Falta educação ambiental para o nosso povo.


Arnold Coelho

Domingo tem mais caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Subimos a Serra da Manacá, na região do Luxinho em Ibicaraí, com a presença de 22 aventureiros

  POR Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA Domingo já virou sinônimo de caminhada para esse grupo! Nos últimos 30 dias realizamos três tr...