sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Por que Trump está tão preocupado com a Venezuela?

 


FONTE The News 

Na noite de ontem, dois caças venezuelanos sobrevoaram o destróier norte-americano USS Jason Dunham no Caribe, ação considerada pelos EUA como uma tentativa de "demonstração de força" da Venezuela.

O motivo se deve à escalada na tensão entre os países. Trump enviou navios de guerra, aviões e +4 mil soldados ao Caribe na maior mobilização militar na região desde a invasão do Panamá, em 1989.

O argumento utilizado pelo presidente americano é o de combater cartéis de drogas e suas lideranças, como no caso de Maduro.

  • De acordo com estimativas, cerca de 10% a 13% do fornecimento global de cocaína passou pelo país em 2020.

A questão é que muitos analistas julgam a narrativa do “narcoterrorismo” como pano de fundo para o verdadeiro interesse americano, que estaria bem abaixo do solo.

Com as maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela comercializa cerca de 90% do petróleo diretamente para a China, o que desagrada Trump e seus aliados.

Para os EUA, enfraquecer Maduro também significa tentar reduzir a influência chinesa no “quintal geopolítico americano” — e, de quebra, garantir uma fatia do petróleo venezuelano em tempos de energia cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBICARAÍ- Turma da Caminhada faz passeio ecológico na zona rural em pleno feriado de 2 de novembro

  POR  Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA O domingo, 2 de novembro — feriado de Finados —, tradicionalmente um dia de reflexão e lembra...