segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Potências ocidentais reconhecem oficialmente a Palestina

 


FONTE The News 

Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal reconheceram oficialmente o Estado da Palestina. Pode soar como um gesto simbólico, mas é mais do que isso: sela 1ªvez, países centrais do Ocidente colocam peso político real na causa palestina.

O anúncio de Keir Starmer, primeiro-ministro britânico, veio em vídeo:

“Um Israel seguro e protegido ao lado de um Estado palestino viável. No momento, não temos nenhum dos dois”.

Horas depois, os demais países se juntaram à decisão. A justificativa é clara, manter viva a ideia de uma solução de dois Estados, mesmo enquanto Gaza continua sob ofensivas descritas por organismos internacionais como “catastróficas”.

O gesto muda a balança diplomática. Até então, quem reconhecia a Palestina eram majoritariamente países árabes, latino-americanos ou nações com menos peso diplomático.

Agora, potências que costumam estar no centro da política global entram no jogo — e isso abre caminho para que outros sigam a mesma rota.

Hoje, cerca de 75% dos países da ONU já reconhecem o Estado Palestino. O gesto não encerra a guerra nem libera reféns, mas é visto por diplomatas e analistas como um ganho de legitimidade que pode abrir um efeito dominó e ampliar o isolamento de Israel na diplomacia global.

Bottom-line: Israel reagiu dizendo que a decisão não é ‘’nada mais que uma recompensa para o Hamas’’. Donald Trump também criticou, alinhando-se a Tel Aviv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Subimos a Serra da Manacá, na região do Luxinho em Ibicaraí, com a presença de 22 aventureiros

  POR Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA Domingo já virou sinônimo de caminhada para esse grupo! Nos últimos 30 dias realizamos três tr...