CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 31 de março de 2023

Sessão da Câmara de Ibicaraí é marcada por discursos e aprovação de Projeto de Lei

 


 

ASCOM Câmara de Vereadores de Ibicaraí 

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaraí de quarta-feira, dia 29 de março, foi marcada pelo aniversário do vereador e ex-presidente da Casa, Leonardo Alves (Dodô), que recebeu homenagens de todos os edis presentes naquele Parlamento.

Na oportunidade fizeram-se presentes à Casa de Leis os vereadores Herbert Santana (Herbinho) presidente; Francisco Araújo Henrique (Chico do Doce), primeiro secretário, José Raimundo Soares Simões (Dú Artes), como 2º secretário, Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Clícia dos Santos Nascimento (Clícia Guerreira), Ednaldo José dos Santos (Lió), Leonardo Alves (Dodô), Edivaldo dos Santos (Edy da Vila), Alam Rogério (Alam do Bairro Novo) e Silvana Santana.

A sessão teve início com o presidente abrindo os trabalhos e solicitando ao vereador Chico do Doce a presença dos edis, totalizando 10, já que o vereador Jonathas Soares se encontra em viagem de trabalho à capital federal (Brasília), na XXIV Marcha dos Prefeitos.

Na sequência a vereadora Silvana Santana leu um versículo bíblico, para em seguida o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, ler o resumo da Ata da última sessão, que foi aprovada por unanimidade. O diretor da Casa ainda leu o expediente com 15 indicações dos edis. No momento seguinte o presidente dispensou o pequeno expediente e colocou na pauta o grande expediente, franqueando a palavra para os vereadores presentes.

Palavra franqueada aos vereadores:

 

Aroldo Melo

O vereador saudou a todos os presentes e na sequência relatou que ele e mais três edis visitaram quatro postos de saúde e constataram a chegada de medicamentos. Os edis ainda visitaram o trabalho de calcetamento que está sendo feito no Loteamento Raimundo Esteves. O edil falou da importância de apoiar deputados que mandam emendas para Ibicaraí. Aroldão falou também das estradas vicinais e por último reclamou do excesso de críticas pelo povo à Câmara de Vereadores e pontuou os diversos avanços conquistados na atual legislatura.

 

Du Artes

Iniciou a sua fala saudando a todos os presentes. O edil também falou das visitas e lembrou que visitou o terreno onde serão construídas as 150 casas populares e cobrou terraplenagem do terreno, contrapartida da prefeitura. Du Artes elogiou a postura e o trabalho da secretária Yanca. O edil cobrou melhorias na estrada das Alagoas e cobrou a presença da secretária de Educação Miriam Andrade no Parlamento.

 

Vereador Lió

O edil saudou a todos os presentes e iniciou a sua fala glorificando a Deus. Lió falou que recebeu mensagem do secretário de Agricultura Fred, que mandou uma relação de ações feitas pela pasta. O edil aproveitou e cobrou sobre o PNAE e PAA.

Lió lembrou que o atual patroleiro não tem curso para operar a motoniveladora e pediu curso para o mesmo. O vereador elogiou a secretária Yanca, que conseguiu levar uma equipe da Coelba na Salomeia, uma antiga reivindicação dos vereadores daquela Casa, e por último o vereador lançou o seu nome como pré-candidato a prefeito de Ibicaraí em 2024.

 

Chico do Doce

O edil saudou todos os presentes e manteve o seu discurso pautado nas suas reivindicações. “Mais uma semana se passou e nenhum avanço nas estradas vicinais das Laranjeiras, Alagoas e Jocundo. O acesso ao Andrezão é um dos piores da cidade. A localidade tem zero de iluminação. No bairro do Luxo é preciso colocar uma proteção lateral na ponte do bairro. Minhas pautas serão cobradas semanalmente enquanto não forem feitas”, disse Chico. O edil ainda falou da Praça do Ressurgir, que tem um curral com aproximadamente 100 animais que defecam no local deixando um mau cheiro terrível. O vereador pediu a presença da Vigilância Sanitária no local. Por último o vereador parabenizou o vereador Alam pela festa no Bairro Novo.

 

Leonardo Alves - Dodô

Dodo deu boa noite e cumprimentou a todos os presentes. O edil falou da felicidade de fazer aniversário naquele dia e mesmo assim estar ali, trabalhando. “Como é árdua a tarefa de ser vereador. As críticas e cobranças são constantes, mas, não tenho dúvida que a 17ª Legislatura desta Casa já marcou a história política de Ibicaraí. O trabalho do vereador é individual, mas a Câmara trabalha pelo coletivo”, disse Dodô. O edil falou do respeito que tem pela imprensa quando a mesma é transparente. O edil citou um blog que criticou uma indicação sua de instalação de semáforo no centro da cidade. Dodô lembrou que estamos em pleno século 21 e que a instalação do semáforo e a reestruturação do trânsito de Ibicaraí trará modernidade e não o ‘caos’ como foi citado em um blog local. O edil lembrou que cobrou providências da Coelba na última sessão e essa semana recebeu ligação do supervisor regional da empresa, que se colocou a disposição para discutir e tentar resolver o problema de queda de energia na cidade. Por último Dodô fez uma homenagem à saudosa professora Waldir Pinto Montenegro Matos e parabenizou o vereador Alam pelo evento na sua comunidade.

 

Alam do Bairro Novo

Iniciou sua fala saudando a todos os presentes. O edil cumprimentou os pares na pessoa do ex-presidente Dodô. Alam agradeceu a todos pelo sucesso da festa no Bairro Novo. “Quando fazemos com amor e respeito pelo povo tudo dá certo. Trouxemos alegria com desenvolvimento. Foram mais de três meses preparando o evento e graças a Deus tudo deu certo”, disse Alam. O vereador fez um agradecimento especial a todos que ajudaram na festa e em especial ao comandante e toda a Polícia Militar, a Yanca Soares, Jéssica Freitas e equipe. O vereador falou das visitas feitas essa semana aos postos, na Creche do Bairro Novo

e na obra de calcetamento do Raimundo Esteves. “O nosso compromisso é com a sociedade, e com o nosso povo. Estivemos com o gestor de convênios do município e conversamos sobre o convênio das 150 casas que serão construídas no bairro do Luxo e a resposta foi positiva. “Segundo o gestor de convênios, a obra começará em breve”, disse Alam.

 

Silvana Santana

A vereadora parabenizou a todos os presentes e em especial ao aniversariante do dia (Dodô), e ao edil Alam, pela realização da festa no Bairro Novo. A vereadora pediu uma moção de pesar para a professora Bete, em São Paulo. Silvana, visivelmente emocionada, parabenizou o seu filho, que passou no concurso para a Polícia Militar da Bahia. Silvana também falou da conversa com o gestor de convênios, Artur Peixoto, que garantiu o início da obra das casas populares para o mês de abril. A vereadora fez pedidos para os bairros Delfino Guedes (Mutirão), duas escolas no Duque de Caxias que precisam de reformas, e reparo próximo à praça Anita Habib, no bairro Corina Batista. “Vou continuar lutando em busca do bem comum da nossa comunidade”, disse Silvana.

 

Herbert Santana

Agradeceu a presença de todos. O edil falou da felicidade em ouvir excelentes discursos na Casa. Herbinho falou da importância da liberdade de expressão e que todo sonho é possível de ser realizado. Herbinho se dirigiu a cada um dos pares, conversou e agradeceu o apoio de todos. O edil lembrou que a rua General Osório não pode ser só calçada. “É necessário que se faça uma contenção (um cais) na rua. Temos mais um ano e nove meses para ser os olhos e ouvidos do povo”, disse o presidente.

Finalizado o grande expediente, teve início a ordem do dia com o regime de urgência. Moisés leu o projeto de lei 01 de 2023, e na sequência a votação do parecer, que foi aprovado por unanimidade. A votação da redação final também foi aprovada, seguindo para o Executivo para sanção ou veto dentro do prazo legal. Por último foi aprovado, igualmente por unanimidade, o requerimento do parecer do Projeto de Lei 03/2023 e respectivo Projeto seguindo redação final para sanção ou veto do Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...