CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 16 de março de 2023

IBICARAÍ- Câmara de Vereadores faz primeira sessão ordinária do ano com grande público presente

 


Texto e fotos ASCOM Câmara de Vereadores de Ibicaraí 

Depois de uma longa e necessária reforma no prédio da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, as portas da Casa do Povo foram reabertas para a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, Biênio 2023/2024. 

A nova Câmara de Vereadores foi totalmente requalificada para a reabertura dos trabalhos do Legislativo Municipal com a sua nova mesa Diretora para o Biênio 2023/2024, formada por Herbert Santana (Herbinho) presidente; Jonathas Soares, vice-presidente; Francisco Araújo Henrique (Chico do Doce), primeiro secretário e José Raimundo Soares Simões (Dú Artes), como 2º secretário.

A primeira sessão ordinária do ano de 2023 contou ainda com a presença dos vereadores Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Clícia dos Santos Nascimento (Clicia Guerreira), Ednaldo José dos Santos (Lió), Leonardo Alves (Dodô), Edivaldo dos Santos (Edy da Vila), Alam Rogério (Alam do Bairro Novo), Silvana Santana, o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias e o Assessor Jurídico da Casa, Carlyle Assis.


A sessão contou ainda com a presença do vice-prefeito Adelson Oliveira, os secretários municipais, Thalles Leal (Governo), Odemir Céo (Finanças), Adriana Assis (Administração), Luna Tavares (Saúde), Yanca Soares (Infraestrutura), Adelino Júnior, Diretor do SAAE; Zenauria Reis, Diretora do Hospital, Kayse Matheus, Procuradora do Município, Mikael Alam, Capitão da Polícia Militar, Dr. Daniel Guedes (representando a OAB local), Marcela, comandante da Guarda Municipal, Rosália Reis, Presidente do Conselho Municipal de Educação, empresários e comerciantes locais, um grande público presente e a ilustre presença da vereadora da vizinha cidade de Floresta Azul, Daniela Laranjeira.

O novo presidente, Herbert Santana, abriu os trabalhos e iniciou a sessão ao encontrar quorum suficiente. Na sequência Herbinho – como é popularmente chamado – convidou a prefeita Monalisa Tavares e o vice-prefeito Adelson Oliveira para fazerem parte da mesa.


O vereador Jonathas leu uma passagem bíblica e na sequência convidou o pastor Hermevaldo, que falou um pouco sobre a palavra, deixando uma mensagem para o início dos trabalhos no ano legislativo de 2023. Herbinho solicitou que todos ficassem de pé para ouvir o hino municipal de Ibicaraí. 

A palavra foi dada ao vice-prefeito Adelson Oliveira, que foi breve, saudando a todos os presentes. O ex-vereador e atual vice-prefeito falou da dificuldade e responsabilidade em ser vereador. Adelson parabenizou a nova mesa diretora e a reforma da Câmara.


Na sequência foi franqueada a palavra ao vereador Aroldo Melo. Aroldão falou da união dos poderes Executivo e Legislativo e da coletividade dos edis. O edil fez questão de enaltecer as conquistas recentes da atual gestão. Por último Aroldo parabenizou o atual presidente pela reforma da Câmara e lembrou do bom trabalho realizado pelo ex-presidente.


Falaram ainda os vereadores:


Leonardo Alves

Dodô (como é conhecido), deu boa noite a todos e desejou sucesso ao novo presidente e a nova mesa Diretora. O ex-presidente agradeceu as palavras da prefeita e do vice e lembrou que metade do caminho já foi percorrido e que iniciava ali o segundo Biênio com uma nova mesa diretora. Dodô desejou um ano de muito trabalho. Viva Ibicarai!


Edy da Vila

Edy iniciou sua fala desejando boa noite a todos e dizendo que a troca da Mesa Diretora faz parte do processo democrático, que consiste na alternância do poder. Edy falou da sua infância humilde. “São dois anos e três meses representando o meu distrito. O pouco que ganho eu divido com o meu povo da Vila. Consegui, junto com a prefeita, 600 mil em emenda parlamentar para calçar várias ruas do ‘meu distrito’. Aprovamos mais de 30 projetos e 200 indicações para melhoria dessa cidade”, disse Edy.


Clícia Guerreira

Clícia deu boa noite a todos e louvou ao grandioso Deus. “Eu falo pouco. A Câmara ficou ‘top’, muito linda. O presidente está de parabéns” Clicia lembrou que a prefeita Monalisa tem feito um excelente trabalho na sua gestão e por último cobrou uma visita do Executivo e Legislativo ao novo governador para cobrar uma fábrica para Ibicaraí. 


Alam do Bairro Novo

O edil deu boa noite a todos e saudou a nova Mesa Diretora e o novo presidente. 

“Estamos iniciando o segundo biênio falando de união entre os pares. O novo presidente muito me surpreendeu. Nós precisamos de muita união. Já solicitamos do governador Jerônimo uma indústria para Ibicaraí. Eu espero que o novo Governo do Estado ajude e transformar ibicaraí em um canteiro de obras. Tenho fiscalizado muito o nosso município. Vou continuar fiscalizando e buscar melhorias para a nossa cidade. Solicitei 500 mil de emenda de custeio para a Saúde e mais 1.2 milhão para a construção de uma quadra poliesportiva no bairro Bela Vista com o meu deputado.


Jonathas Soares

O edil iniciou a sua fala cumprimentando a todos os presentes. Jonathas falou do excelente trabalho de interlocução entre Thalles (secretário de Governo) e a Câmara.  O vereador elogiou a postura do ex-presidente Dodô, que geriu a Casa do Povo com paciência, inteligência, diálogo e democracia. Jonathas elogiou o novo presidente e o início da sua condução. “Trabalhamos diariamente com divergências e pontos de vista diferentes, mas buscamos sempre a convergência das ideias pelo bem do povo. Jonathas falou de 3.4 milhões em obras através do seu deputado, através de emenda parlamentar, sendo que 2.4 milhões, já chegaram ao município nos dois últimos anos com o calçamento da Rua do Cacau e de ruas nos distritos do Cajueiro e Vila, que serão concluídas com o restante do montante de R$ 1.183,000,00, para calçar essas ruas e a construção de uma praça. Por último falou do compromisso com o povo e da reforma tributária que precisa acontecer. Iremos entregar em 2024 uma Ibicaraí muito melhor”, disse o edil. 


Du Artes 

O vereador Iniciou a sua fala desejando um abraço a todos os presentes. Du elogiou a reforma da Câmara. O edil falou da importância da boa cobrança. “O nosso papel é fiscalizar. O papel do servidor público é servir ao público. Estarei sempre do lado do povo, do público, pois ainda sou servidor público e estou aqui para servir. Eu entrego o meu mandato a Deus”, disse Du Artes.


Vereador Lió 

O edil saudou a todos os presentes. Lió falou da importância da fé em Deus na sua trajetória. O edil agradeceu a comunidade carente e da zona rural de Ibicaraí que elegeram ele por duas vezes. O edil parabenizou a nova reforma da Câmara. Lió aproveitou o momento para dizer que esses serão seus dois últimos anos como vereador. Por último o vereador falou e agradeceu aos seus deputados Paulo Azi e Tiago Correia. “É só agradecimento! Fica aqui a minha eterna gratidão!”, disse Lió. 


Chico do Doce

O vereador Saudou a todos os presentes e parabenizou o presidente Herbinho pela belíssima reforma do prédio da Câmara. “Hoje é uma noite comemorativa". Chico falou da rua Saturno Marques (Rua do Cacau), que ganhou recentemente serviços de saneamento básico e calcamento, graças a uma emenda parlamentar pedida por ele ao Deputado Alex Santana. O edil falou que irá em breve até a capital do estado solicitar do deputado o calcamento de duas ruas no Bairro Bela Vista.


Silvana Santana

A edil deu boa noite para todos e também parabenizou a excelente reforma na Câmara. “Essa sessão de hoje entra para a história. Quero agradecer ao presidente pela reforma da Câmara. Estou muito feliz hoje com a presença da minha mãe Creusete e a irmã Lúcia. Quero fazer um agradecimento especial aos representantes de cada bairro da cidade.

Silvana parabenizou a ex-gestora do CAPS, Carla Melo, presente na sessão. A vereadora falou das questões políticas e da importância de divergir, sempre buscando um denominador comum. "Estou aqui por Deus e o povo. Tenho projeto para colocar para o povo e vou precisar muito da sua ajuda, prefeita Monalisa Tavares". Por último Silvana falou do Conselho Tutelar e do período em que foi conselheira.


Herbert Santana

Por último o novo presidente da Casa, Herbinho, pediu a palavra. O presidente agradeceu a presença de todos e falou um pouco sobre o processo da sua eleição para vereador. Herbinho falou da sua família e da sua caminhada até o legislativo municipal. O edil agradeceu a todos que o ajudaram nessa caminhada. “Conseguimos reformar a Casa, mas o mais importante é unir essa Casa em prol de uma cidade melhor. Procuro meus pares como amigo e colega, nunca como político. O momento é de puro agradecimento. A participação do povo nessa casa é o que nos move. Muito obrigado a todos”, conclui Herbinho, visivelmente emocionado.


Para quem quiser assistir a sessão, basta acessar a www.webradio.com.br e ou o Youtube no Canal Sulbahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...