Por Renatta Luíza Assis Costa Santos
O Projeto de Intervenção: “Despertando o olhar para a
acessibilidade e a sua inclusão na sociedade em Ibicaraí”, está sendo realizado
pelas Estagiárias Renatta Luíza Assis e Luciane Alves Cruz, estudantes da
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do curso de Licenciatura
Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias, com
Supervisão de Professora Doutora Regina Soares de Oliveira e Orientação da
Professora Adriana Macêdo.
O projeto está sendo aplicado com as turmas do 3º ano A e B
do Ensino Médio Matutino do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães do
Município de Ibicaraí, Bahia.
O objetivo do projeto é promover o senso crítico dos alunos a
respeito da acessibilidade, dos direitos e da inclusão social dos portadores de
deficiência física no município de Ibicaraí, através de ações
didático-pedagógico. Fazendo com que os educandos adquiram conhecimentos não só
na teoria, como também na prática, sobre as Leis de Inclusão, direitos e
deveres sociais e humanos e sobre políticas sociais aplicadas no município, e
dessa forma poder auxiliar as Pessoas Portadoras de Deficiência (PDDs) para que
os mesmos conheçam seu espaço na sociedade, tendo assim uma melhor qualidade de
vida.
A escolha desse tema para o projeto de intervenção partiu da
inspiração de um estudante do 3º AM Léo e pela funcionária Adriana Mota de
Assis, ambos portadores de necessidades especiais que vem lutando pelos seus
direitos perante a sociedade. A população com necessidades especiais sofre com
a falta de adaptações em vários locais, tais como, escolas, praças, feira
livre, comércio, inclusive a própria prefeitura não dispõe de nenhum tipo de
estrutura para receber sua população deficiente, onde também falta
profissionais treinados para lidar com essas pessoas que, sem dúvidas precisa
de um tratamento diferenciado.
Por fim, o projeto visa a elaboração de projetos lei feitos
pelos próprios alunos para serem apresentados na Câmara Municipal, além de
deixar um legado para ser ensinado/trabalhado com outras turmas a fim de
despertar a conscientização para pessoas com limitações, promovendo a inclusão
social através da acessibilidade dentro e fora do espaço escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário