EM CASA

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domingo, 21 de abril de 2013

Rede fatura com lavagem de carros usando apenas um copo de água



Empresário montou franquia e fatura R$ 1 milhão por ano.
Lavador de carro móvel também é exemplo de negócio.

Do PEGN TV
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Em São Paulo, um empresário montou uma rede de franquia que usa apenas um copo de água para lavar cada carro.
O desperdício de água no mundo fez a Organização das Nações Unidas instituir 2013 como o ano internacional da água. Segundo a ONU, uma pessoa consome 110 litros de água por dia. Esse gasto inclui higiene pessoal, alimentação e limpeza da casa.
Você sabe quanto se gasta para lavar um carro? São 300 litros de água. Isso mesmo, três vezes mais do que uma pessoa usa diariamente para sobreviver.
O empresário Marcos Mendes, que era dono de um lava rápido tradicional, conseguiu montar um negócio que usa apenas um copo de água para deixar um carro limpinho. Ele pesquisou durante um ano e investiu R$ 500 mil na formatação de uma franquia de lavagem ecológica.
A rede foi criada há três anos e tem mais de 60 pontos pelo país, entre franqueados e licenciados. Há cinco modelos de franquia, que demandam investimentos entre R$ 5,5 mil e R$ 25 mil.
“Todo layout de loja, toda estrutura, forma de trabalho, treinamento, toda adequação que o franqueado precisa pra começar o negócio vai ser orientado por nós”, diz o franqueador Marcos Mendes.
Outro exemplo de negócio ecológico é o lava car móvel. Basta ligar, agendar o serviço e rapidinho um carro-reboque chega até a casa do cliente.
O empresário Wellington Raineri investiu na franquia há 6 meses. “Foi pela praticidade e comodidade que eu quero levar até o cliente, no caso de ele não ter que estar saindo até os lavas rápidos, de ele ter seu carro dentro da sua própria residência, da sua própria empresa”, diz.
O funcionamento é bem prático. Na parte traseira ficam todos os produtos que serão usados na lavagem do carro. Na garagem do cliente, o funcionário faz a limpeza em meia hora, sem sujeira.
“Além da comodidade, o carro parece que fica mais tempo lavado, limpo”, diz o cliente Jose Souza
A empresária Inês Portas é dona de um estacionamento em Santana, na zona norte de São Paulo, e agregou valor ao negócio com a lavagem ecológica. Há 6 meses ela se tornou licenciada da marca com um investimento de R$ 5,5 mil, para um kit móvel para 400 lavagens.
Ela atende cerca de 10 clientes por dia e faz o serviço entre 30 e 40 minutos, de acordo com o tamanho do carro.
O segredo da lavagem ecológica é o produto, uma mistura de água com cera especial. Primeiro, ele é aplicado pelo funcionário no vidro e na lataria do veículo. Depois, a sujeira é retirada com um pano. Resultado: um carro limpinho e com muito mais brilho em uma limpeza completa, que inclui rodas e o interior do veículo.
“A parte legal é que é ecologicamente correto, usa pouca água e fica super limpo. Estou super satisfeito”, diz o cliente Azad Gananian Filho.
A empresária fatura R$ 7 mil por mês só com o serviço e aumentou a rotatividade no estacionamento. “Os clientes vêm, gostam, apesar do receio da primeira vez, depois acabam gostando e voltam”, diz a licenciada da marca, Inês Portas.
Também franqueado da rede, Francis Macedo usa há um ano e meio o modelo de franquia prime, voltado para pontos de grande fluxo de veículos. A loja fica no estacionamento de um shopping em São Paulo e lava, em média, 20 carros por dia. O preço varia entre R$ 30, para carros pequenos, e R$ 40 para os grandes. 
“A gente foi explicando para o cliente como era feito e aí foi cada vez mais trabalhando com a gente”, diz o franqueado.
Neste modelo de franquia, o cliente também tem à disposição outros tipos de serviços como cristalização, enceramento e higienização de interiores. O faturamento médio é de R$ 25 mil por mês. 
“Como eu sou veterinária, carrego bicho dentro do carro. E toda vez que eu saio daqui é sem pelo e sem cheiro nenhum, ninguém diz que entrou cachorro no meu carro”, diz Juliana Cecheto, que virou cliente fiel da franquia após conhecer a lavagem ecológica, há 10 meses.
Hoje, a rede fatura cerca de R$ 1 milhão por ano e tem planos de expansão pelo país.
O franqueador Marcos Mendes aposta no fortalecimento da marca para alavancar os negócios. “Estamos investindo em feiras e eventos no Brasil inteiro e queremos fechar o ano com pelo menos 100 franquias hoje na rede”, diz.

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