CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Saúde Regional esteve em debate no “Capacita Municípios”


 Fonte ASCOM AMURC

No evento marcado pela capacitação de agentes públicos municipais, “Capacita Municípios”, promovido nesta terça-feira, 6, em Itabuna, pela União dos Municípios da Bahia – UPB, a necessidade de reestruturação da Saúde Regional no Sul da Bahia foi um tema amplamente debatido e ganhou força entre os prefeitos e secretários municipais, que estarão reunidos com representantes do Governo do Estado, nesta quarta-feira, 7, em Salvador, em busca da regularização financeira do município de Itabuna.

O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana destacou que o evento foi uma grande oportunidade para reunir entidades, prefeitos e secretários municipais com o objetivo de solucionar os problemas que aflige a Gestão Pública Municipal, em especial a saúde. Segundo o gestor, a saúde é o pior problema que os gestores municipais já estão enfrentando no ano de 2015, além dos demais déficits da Gestão Pública Municipal.

“Por isso, estamos unindo Amurc, UPB, prefeituras municipais, Governo do Estado, Secretarias de Saúde Municipal e do Estado para fazermos um enfrentamento desse problema, que é gravíssimo. Não dá para ficar sendo responsabilizado por aquilo que não é somente responsabilidade nossa. Esperamos que em 2015 possamos trabalhar no que seja positivo para o municipalismo e para os munícipes”, declarou Lenildo.

A crise nacional na saúde pública, em especial no Sul da Bahia, foi também destacado pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, que agradeceu o empenho da Amurc, UPB e dos gestores municipais na busca por uma solução imediata na saúde do município, para que este venha continuar a prestar atendimento a todos os municípios da região. Segundo dados da Prefeitura, desde o retorno da Gestão Plena em 2013, o município acumula um déficit superior há R$ 15 milhões, o que vem gerando atraso no pagamento dos prestadores de serviço, como a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

A presidente da UPB, Maria Quitéria declarou que a entidade está unida, juntamente com os prefeitos, em prol de solucionar o problema da saúde, que vai beneficiar todos os municípios da região. “Agente sabe das dificuldades que isso gera para os municípios menores e estaremos em audiência com o Secretário de Saúde do Estado para alcançarmos uma solução”, revelou Quitéria.

Capacitação

Diante das dificuldades financeiras sinalizadas pelo setor econômico para 2015, o primeiro encontro do ano foi uma oportunidade para apresentar aos gestores públicos ações e alternativas para minimizar os impactos na Gestão Pública Municipal. Dentre as temáticas, foram debatidas Publicidade Institucional e a Contratação Legal dos Serviços, Oportunidades para Ampliar a Arrecadação de Recursos Municipais e Contrato de Repasse Financeiro, PMAT.

O encontro contou ainda com as presenças das prefeitas de Una Diane Rusciolelli, de Barro Preto Jaqueline Mota, de Coaraci Josefina Castro, de Almadina Alba Gleide e de Potiraguá Luiz Soares, além de secretários e técnicos municipais de outras localidades, que participaram da capacitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIRMINO ALVES- Prefrito Fabiano demite Padre Agnaldo e coloca em cheque a sua carreira política

  Fonte - Itapetinga Agora O município de Firmino Alves sempre foi dividido entre dois grupos políticos, o do padre Agnaldo contra o do ex-p...