CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ATENÇÃO TOTAL - MP encontra 42 itens irregulares em listas de material de escolas na PB

Listas só podem solicitar material de uso individual dos alunos.

14 escolas já assinaram TAC se comprometendo a obedecer as leis.

Do G1 PB

Um total de 42 itens irregulares foram encontrados nas listas de material escolar em escolas privadas pelo Ministério Público da Paraíba. Eles foram considerados irregulares por serem material de uso coletivo, enquanto as listas só podem solicitar material de uso individual dos alunos. A lista tem produtos como carimbos, fita e toner para impressora, giz branco e colorido e até papel higiênico. Veja abaixo a lista.


A promotora de Justiça Priscylla Maroja, explica que existem produtos que fazem parte do processo didático-pedagógico do aluno, que perdem a característica de uso individual de acordo com a quantidade solicitada na lista. “A escolar pode exigir que o aluno do maternal leve um sabonete líquido para uso exclusivo do aluno que toma banho na escola, mas pedir um sabonete líquido para o banheiro da escola é considerado de uso coletivo. Pode pedir um CD ou DVD para aula de informática, mas se pedir uma caixa de CDs, já configura de uso coletivo", exemplifica.Segundo o MP, 14 escolas já assinaram Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a obedecer as leis que versam sobre a lista de material escolar, já a partir do ano letivo de 2015, mas outras unidades já estão com audiência marcada para tratar do mesmo tema.

Com o TAC, as escolas têm a obrigação de disponibilizar, já no próximo período de matrícula, a lista de material acompanhada dos planos de utilização do que está estabelecido na relação, que devem estar em locais públicos e de fácil acesso. Também não é permitido exigir marcas determinadas nem compra em lojas específicas e escolas que sugerirem a compra na própria escola devem divulgar o detalhamento dos valores dos itens vendidos. A multa para quem não cumprir as determinação chega a R$ 10 mi, além de outras penalidades previstas pelos Códigos de Defesa do Consumidor, Civil e Penal.
Veja os itens irregulares encontrados nas listas:
Agenda escolar específica da escola
Álcool
Algodão
Balões
Bastão de cola quente
Bolas de sopro
Botões
Caneta para quadro
Carimbo
Copos descartáveis
Cotonete
Creme dental (exceto para envio diário na bolsa do aluno)
Clips
Detergentes
Envelopes
Estêncil
Fita dupla face
Fita durex (inclusive colorida)
Fita para impressora
Flanela
Giz branco e colorido
Grampeador e grampos
Lantejoulas
Lenços descartáveis
Maquiagem
Marcador para retroprojetor
Material de escritório sem uso individual
Material de limpeza em geral
Medicamentos
Palitos de churrasco
Palito de dente
Palito de fósforo
Papel contato
Papel ofício (exceto colorido)
Papel higiênico
Piloto para quadro branco
Plástico bolha
Pratos descartáveis
Sacos plásticos
Sabonete líquido
Talheres descartáveis
Toner para impressora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...