FONTE The News O maior navio transportador de carros do mundo atracou no Brasil pela primeira vez, trazendo milhares de veículos da BYD. Só em 2024, a montadora já importou mais de 22 mil unidades, reforçando sua ofensiva no mercado brasileiro. |
O movimento ilustra a explosão das montadoras chinesas no país. As importações de carros da China devem crescer 40% neste ano, chegando a 200 mil unidades — o equivalente a 8% das vendas totais de veículos leves. |
O problema é que nem todos estão felizes com isso. Sindicatos e fabricantes questionam o fato de que, enquanto Estados Unidos e União Europeia estão impondo tarifas e barreiras para proteger seus mercados dos carros chineses, o Brasil permanece de portas abertas. |
Segundo eles, o movimento do governo brasileiro apenas prejudica as montadoras que estão aqui há décadas — como Volkswagen, Stellantis e GM — e que geram milhares de empregos na cadeia local. O temor é que o avanço das chinesas, lideradas pela BYD, desestimule fábricas locais e transforme o Brasil em mero consumidor de produtos importados, em vez de fabricante. O questionamento que fica agora é se o Brasil quer acelerar a transição verde... ou proteger a indústria local. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário