quinta-feira, 20 de março de 2025

Arquivos secretos sobre morte de John F. Kennedy citam Brasil

 


FONTE The News 

O governo dos EUA liberou mais de 2.000 documentos da CIA relacionados ao assassinato de John F. Kennedy, em 1963.

Por anos, muitas informações ficaram em segredo, com muitas teorias sobre o caso. Até agora, nada que apareceu nas páginas já lidas confirma alguma delas.

Mas alguns registros da Inteligência Americana chamaram atenção, incluindo do Brasil — principalmente no contexto da Guerra Fria.

  • Em 1961, Cuba e China ofereceram recursos para garantir que João Goulart assumisse a presidência após a renúncia de Jânio Quadros, mas Brizola, ex-governador do RS, rejeitou a oferta.

  • O Brasil foi um dos países envolvidos em ações para enfraquecer movimentos alinhados a Cuba e China, especialmente na América Latina.

  • Diplomatas brasileiros participaram de missões secretas com Miami e Havana, transportando itens e informações de inteligência.

  • Em 1963, os EUA estavam preocupados com o avanço de grupos comunistas e planejaram ações para influenciar a opinião pública latino-americana. A CIA tentou enfraquecer um evento sindical em 1964 no RJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem escreve as leis que te governam?

  FONTE The News  Nos bastidores de Brasília, nem toda proposta de lei nasce da cabeça de um deputado ou senador.  Muitas vezes, o   primeir...