CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

IBICARAÍ- nova trilha para 18 aventureiros

 


Por Arnold Coelho Jornalista MTB 6446

A manhã de domingo, dia três de dezembro de 2023, foi para desbravar uma nova trilha – na região rural do Jacarandá pela estrada do Assentamento Santa Maria – com 18 integrantes da Turma da Caminhada. 

Saímos cedinho da rodoviária, pois o dia prometia ser um dos mais quentes do ano e mesmo assim eu (Arnold), Fátima, Sandoval, Yasmin, Alencar (Itabuna), Aroldo, Benigno, Fábio Valentim, José Raimundo, Anne, Luan, Mariele, Fernanda, Alex, Dona Iraci Farias, Gustavinho PTV, Cabila e Louro, partimos rumo aos sítios Cantinho da Paz (Nossa Senhora de Fátima) e Makakassado.

O caminho era novidade para parte da Turma da Caminhada. A estrada rural é bem protegida por mata, e apesar do calor as árvores mantêm uma boa temperatura para caminhada. 

Paramos no Assentamento Santa Maria para comer uma deliciosa jaca mole. Na sequência passamos por diversas propriedades rurais. Mais adiante presenteamos um casal com duas mudas de Ipê e Pau Brasil. Na sequência passamos pela fazenda Cruzeiro do Sul (da família Farias), próximo do nosso destino final. 

Chegamos no sítio Cantinho da Paz, de Alvinho e Sueli, onde fomos muito bem recebidos com um delicioso mugunzá e frutas. O local é lindo! Um sítio cravado dentro da mata virgem com lago cheio de peixes que fazem a festa quando Alvinho joga ração. O local é maravilhoso! Você chega e não quer mais sair. Antes de voltarmos presenteamos Alvinho e Sueli com mudas de Pau Brasil e Ipê.

Em seguida passamos no Makakassado, de Leonardo e Márcia, que também nos receberam muito bem. O local é tão abençoado que Leonardo estava enchendo a piscina com água mineral de um poço de sua propriedade. Esses dois sítios são um verdadeiro paraíso aqui na nossa região.

Gustavinho PTV, Cabila e Louro saíram na frente, pois tinham compromisso; Anne, Luan, Mariele e Alex voltaram pelo mesmo percurso. O restante da Turma (Arnold, Fátima, Sandoval, Yasmin, Alencar (Itabuna), Aroldo, Benigno, José Raimundo, Fernanda e Dona Iraci) retornaram por outro percurso.

Visitamos ainda o sítio de Edenilson e pegamos uma trilha dentro da mata, saindo próximo a Bica (no Jacarandá). Em seguida visitamos a sede de Chico Melo e Ivone e subimos para conhecer a roça de Dona Iraci. Aproveitamos para conhecer e mapear mais uma nascente no local. 

Por último visitamos a Fazenda Serra Negra (do meu tio Alfredo) e na sequência encaramos mais 7 quilômetros de sol escaldante até Ibicaraí. Chegamos na cidade às 15h40, exaustos e felizes da vida por mais esse dia maravilhoso de aventura. 


Arnold Coelho

+ um aventureiro apaixonado pela natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA- Ponte Salvador-Itaparica: começa montagem de plataforma para sondagem em Vera Cruz

  Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia Fotos divulgação Concessionária  Uma plataforma que está sendo montada na bei...