Corrida ecológica

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Câmara de Vereadores de Ibicaraí realiza 32ª sessão ordinária de 2023

 


Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí

A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 06 de dezembro de 2023, a 32ª sessão ordinária de 2023 e na oportunidade contou com a presença dos vereadores Herbert Santana, Francisco Henrique, José Raimundo Soares Simões, Aroldo Melo, Ednaldo José dos Santos, Edivaldo dos Santos, Silvana de Santana, Alam Rogério e Jonathas Soares, além do diretor legislativo da Casa, Moisés Messias, o assessor jurídico Carlyle Assis, profissionais de imprensa e sociedade civil organizada.

A sessão foi aberta com a vereadora Silvana de Santana fazendo a leitura de um trecho bíblico. Em seguida, o diretor legislativo da Câmara, Moisés Messias, fez a leitura do resumo da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos edis presentes. 

No momento seguinte Moisés fez a leitura do expediente com a leitura da mensagem do Projeto de Lei 29/2023, que solicitou ao Legislativo Municipal - em regime de urgência - a aprovação para contratar junto ao Banco do Brasil operações de crédito de até R$ 5.290.000,00 (cinco milhões, duzentos e noventa mil reais) para investimentos estruturais na sede e zona rural.  

O assessor jurídico Carlyle Assis fez o uso da palavra por cerca de 30 minutos para a leitura detalhada do parecer técnico jurídico, feito pela comissão da Câmara a partir de denúncia impetrada pela cidadã Sheila Vieira dos Santos, sobre a "CPI do Querosene”. O laudo apontou incoerências na suposta denúncia e ficou comprovado que houve erro de digitação na identificação das supostas notas e placas do veículo. O parecer opta pelo arquivamento da denúncia, mas o mesmo será votado pela Casa na próxima sessão ordinária.

Em seguida o presidente da Casa dispensou o pequeno expediente e abriu o grande expediente franqueando a palavra pelo tempo de até dez minutos para os vereadores presentes.

DuArtes foi o primeiro vereador a falar. O edil parabenizou a gestão, pois fez uma solicitação e foi atendido. Em seguida o edil falou da crise hídrica que assola a cidade e cobrou providências. Por fim DuArtes pediu que a Infraestrutura faça a limpeza do Rio do Meio e das bocas de lobo da cidade e solicitou a reforma da praça do bairro Duque de Caxias e cobrou a reforma das ambulâncias.

Alam Rogério foi o segundo a falar e iniciou o seu discurso falando do papel do vereador. Na sequência o edil falou da necessidade de ter mais ambulâncias funcionando. O edil também falou da questão hídrica na cidade. Alam falou da importância de fazer mais investimento no SAAE e da limpeza do Ribeirão do Meio. Por último o edil falou do parecer que foi lido e disse que o seu posicionamento será sempre firme, deixando a política de lado e agindo com transparência. Por fim, Alam agradeceu ao deputado Rosemberg Pinto e ao Governador Jerônimo pela aquisição de mais uma viatura para o município e ao mesmo tempo o edil parabenizou Osaná Crisóstomo pela bela direção da fábrica de chocolates Bahia Cacau. Alam falou ainda dos valores do PAA para o ano de 2024.

O edil Lió saudou a todos os presentes e fez um discurso pautado na zona rural e na preservação das nascentes. Lió falou do desmatamento que vem acontecendo na região do Jacarandá, mas ao mesmo tempo lembrou que muitos pequenos agricultores querem plantar. Lió falou ainda sobre a situação das ambulâncias.

Aroldo saudou a todos os presentes e aproveitou para falar do excelente atendimento no hospital e ressaltou a importância dos serviços oferecidos pela saúde local e do excelente atendimento na Regulação. Aroldo falou do bairro Delfino Guedes (Mutirão) e lembrou que em breve ruas serão calçadas naquela localidade.

No momento seguinte, o presidente da Casa encerrou o expediente e deu início a Ordem do dia, com a votação do parecer do Projeto de Lei 30/2023, que foi aprovado por unanimidade. Em seguida a emenda foi lida e aprovada. Finalizada a primeira discussão do projeto, que também foi aprovado por unanimidade. O projeto segue para segunda votação e aprovação na Câmara, que acontecerá na próxima sessão.

Por último o presidente encerrou a sessão e convidou a todos para a próxima sessão ordinária que irá acontecer na quarta-feira, dia 13 de dezembro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Ano Novo, Congresso

  FONTE The News  Talvez você já esteja na correria desde os primeiros dias de janeiro, mas os nossos parlamentares só voltaram ontem ao tra...