Corrida ecológica

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

IBICARAÍ- A Serra do Córrego Grande resiste a estiagem


POR Arnold Coelho Jornalista MTB 6446/BA

Subi ontem, domingo (17.12), a Serra do Córrego Grande, com o meu grande amigo Lucas Cardoso (Lukão), parceiro de caminhadas, para olharmos a situação de alguns pontos de nascentes e conversar com Abel de Furtuoso sobre a recuperação de uma barragem que existe na sua propriedade.

Saímos bem cedo (5h30) para fugir do sol quente, em um ritmo forte, sem paradas e chegamos no local às 7h22. Durante o percurso podemos perceber o estrago que essa estiagem tem feito com alguns pequenos córregos que antes corriam água e agora estão secos. 

Chegamos em Abel e graças a Deus vimos uma paisagem verde, com a mata da sua fazenda em perfeito estado, cobrindo as suas nascentes. Apesar da seca e a drástica diminuição do volume da água, as nascentes da sua propriedade continuam derramando o ‘líquido precioso’, essencial para a vida humana.

A barragem que existe na fazenda tem aproximadamente 60 metros por 3 de altura e segundo Abel pode elevar a cinco metros e estender mais 20 metros nas laterais, o que alagaria quase duas hectares do local. 

Segundo Abel o paredão precisa de reparos e ele está disposto a sentar, conversar e alagar a área, criando uma barragem que pode ajudar a cidade nos momentos de estiagem.

Saímos da serra (eu e Lukão) revigorados e torcendo para que o SAAE olhe com carinho essa alternativa, feche uma parceria e recupere mais esse ponto de acumulação e captação de água.


Arnold Coelho

Consumidor de água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Ano Novo, Congresso

  FONTE The News  Talvez você já esteja na correria desde os primeiros dias de janeiro, mas os nossos parlamentares só voltaram ontem ao tra...