CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Secretaria de Agricultura de Ibicaraí e Coopfesba entregam 30 cadastros do CEFIR




Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antônio Carlos - ASCOM Biofábrica

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibicaraí e a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), fizeram na manhã da última quinta-feira (15), um Dia de Campo na fazenda Boa Esperança, região do Jacarandá. A ação foi para entregar a primeira etapa do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Na oportunidade foram entregues 30 cadastros para pequenos agricultores com propriedades rurais com até 80 hectares.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) substituiu o antigo Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelo Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), que atende a um dispositivo na Lei Federal no 12.651/12 e representa um registro público eletrônico de âmbito estadual, que serve de auxílio para o controle e fiscalização das atividades rurais e no desenvolvimento de Políticas Públicas de gestão.

Estiveram presentes na entrega dos cadastros o prefeito Lenildo Santana; o diretor de Meio Ambiente, Álvaro Caldas; a procuradora do município de Ibicaraí, Dra. Adenildes Santos; o secretário de Infraestrutura Leildo Santana e dezenas de pequenos agricultores rurais, que receberam a planta da propriedade e um relatório com um diagnóstico detalhado da propriedade com medição e georeferenciamento em GPS.

A ação contou ainda com a presença de uma equipe técnica do Instituto Biofábrica de Cacau, capitaneada pelo coordenador-técnico Roberto Gama, que falou sobre o programa de extensão rural da Biofábrica e a importância do instituto com o pequeno agricultor. "Nossa visita tem por objetivo envolver associações e cooperativas de agricultura familiar em uma ação socioprodutiva e cultural, em parceria com o Governo da Bahia. o programa de extensão rural da Biofábrica é construído com base em pilares de responsabilidade socioambiental. Precisamos agregar conhecimento e acesso a novas tecnologias. Nossas mudas têm qualidade diferenciada e podem contribuir para a construção social e consciência ambiental", disse Roberto.

Na oportunidade a equipe da Biofábrica distribuiu, simbolicamente, 15 kits com mudas de mandioca, abacaxi, açaí, olho-de-pavão, leucina e pau d’arco. 

"Começamos o processo de cadastro desses pequenos agricultores no ano passado e hoje estamos entregando 30 CEFIR. É uma conquista para o meio rural e para o dono da terra receber, sem ônus, a planta e um relatório detalhado da sua pequena propriedade. Por sua vez a Biofábrica está se colocando a disposição para dar suporte técnico e tem disponibilizado mudas de mandioca, abacaxi, açaí, olho-de-pavão, leucina e pau d’arco para os produtores rurais da nossa comunidade”, disse Lenildo Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...