CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Prefeitura e SAAE fazem parceria para desassoreamento da barragem do Luxo



Texto e fotos: Arnold Coelho
Teve início na tarde de ontem, segunda-feira (4), na barragem do Ribeirão do Luxo, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Ibicaraí e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que estão fazendo o desassoreamento do leito de toda a barragem que abastece o município. A ação é de caráter emergencial e está aproveitando o período de grande estiagem que passa Ibicaraí para fazer essa limpeza com a remoção dos resíduos acumulados no leito da barragem.
A prefeitura está investindo inicialmente mais de 80 mil reais que estão sendo utilizados no aluguel e custeio de equipamentos (escavadeira Caterpillar 3200 de esteira) caçambas, retroescavadeiras, motoniveladora que estão sendo utilizados no transporte e armazenamento do material retirado do fundo da barragem.
Paralelo a essa ação a prefeitura está fazendo todo o levantamento topográfico (planimétrico e altimétrico) do local para ter uma real situação do tamanho exato da barragem e o atual volume de água da barragem.
Estiveram presentes no local para acompanhar o início dos trabalhos o prefeito Lenildo Santana; o diretor do SAAE José Dias; o Técnico em Saneamento, William Nogueira; o secretário municipal de Infraestrutura, Leildo Santana; o vereador Valtaire Moreira, além do Engenheiro Agrônomo Lúcios Ourives e a Engenheira Ambiental Tauá Fontes Lima, que representam o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul – CDS-LS, na área de Gestão Ambiental e vieram inspecionar de perto a obra para a autorização ambiental.
"Estamos trabalhando dia e noite para não deixar nosso cidadão sem água. Já tínhamos feito uma parceria com o SAAE na limpeza de plantas e detritos da barragem em fevereiro do ano passado, além da ampliação da barragem da Serra da Banha e a criação de um tanque decantador (na região da Pancada Formosa) para tratar a água que chega nos dois Cajueiros. Só não contávamos com esse longo período de estiagem que atinge toda a região cacaueira. Fechamos uma parceria com a Embasa e compramos inicialmente 750 mil litros de água que estão sendo distribuídos pela cidade em carros-pipas. Estamos buscando recurso para a reconstrução da Adutora de Floresta Azul, orçada em cerca de R$ 1.000,000,00. São 8 quilômetros de tubulação da barragem até Ibicaraí. Estou indo novamente para Salvador para tentar conseguir esse recurso. Nos recursos aplicados estão incluso a emenda parlamentar do vereador Valter Moreira, inclusa no orçamento do município, no valor de R$ 40.000,00, e que já será executada nesta ação", disse o prefeito Lenildo Santana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...