CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Floresta Azul se prepara para receber a Tocha Olímpica


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Tocha Rio 2016 que passará por Floresta Azul, carregará a mesma Chama Olímpica que será acesa na Grécia, dando continuidade a uma história de 2.900 anos, e desembarcará no Maracanã no dia 5 de agosto de 2016.
De acordo com a prefeita Sandra Cardoso (DEM) o seu governo está preparando um cronograma de atividades que pretende mobilizar toda a população para a passagem da Tocha Olímpica  que acontecerá na segunda quinzena de maio.
"Realizaremos em janeiro O Sexto Campeonato de Futsal com toda ênfase na passagem da Tocha Olímpica, durante os jogos exibiremos vídeos, distribuiremos material impresso explicando a importância deste momento histórico para o nosso município, queremos que Floresta abrace a ideia faça uma festa memorável", disse a prefeita Dra. Sandra.
Além do Campeonato de Futsal promoveremos reuniões, encontros e diversas atividades que motivem os florestenses a irem para as ruas com entusiasmo. Afinal apenas 300 municípios brasileiros terão este privilégio, completou Dra. Sandra.
A Tocha Olímpica deverá ser conduzida por sete ou oito condutores, por uma extensão de mil e seiscentos metros, que serão percorridos pelas principais ruas da cidade. Em seguida será feita uma celebração que reunirá atletas e a população em torno da Tocha.

Um pouco da História
O revezamento da Tocha Olímpica representa, também, um novo capítulo para a milenar história do objeto. Sua chama remete aos primórdios dos Jogos, no século 8 a.C. os gregos da antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas sempre acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas.
Para assegurar sua pureza, a chama era acesa pelos raios do sol através de uma “skaphia”, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. Na era moderna, esta cerimônia continua sendo realizada para acender a chama em frente ao Templo de Hera, na mesma cidade de Olímpia, com mulheres caracterizadas como "sacerdotisas", entre 90 e 100 dias antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.
Amsterdã 1928 foi a primeira edição dos Jogos na Era Moderna a ter uma Pira Olímpica acesa em um dos seus estádios. Já o revezamento da tocha foi realizado pela primeira vez em Berlim 1936 – com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada até a capital alemã –, mas foi em Londres 1948 que a celebração recebeu do Movimento Olímpico o reconhecimento por sua valorização de tradições da Grécia Antiga. Corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a deuses, e o primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida obtinha a honra de acender o fogo em sua homenagem.
Para Floresta Azul será um extraordinário presente de aniversário pelos 54 anos de emancipação da cidade e uma excelente oportunidade para projetar o nome do município em todo o país, além de conectar a população local ao espírito dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...