CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 31 de maio de 2014

Secretaria de Saúde de Ibicaraí e Fundação José Silveira fazem Mutirão de Saúde


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Está acontecendo desde sexta-feira (30), na Unidade Básica de Saúde Israel Mendonça (ao lado da Maçonaria), no centro de Ibicaraí, um Mutirão de Saúde realizado pela Fundação José Silveira, de Salvador, e que está sendo promovido pela Secretaria de Saúde de Ibicaraí e conta com o apoio da Câmara de Vereadores (que solicitou a ação junto à entidade) e Maçonaria (que cedeu o espaço externo do posto). A ação acontece das 08:00 às 16:30h e, para ser atendido, basta levar RG, comprovante de residência e cartão do SUS. Em caso de ultrassonografia é necessário levar a requisição médica. O Mutirão da Saúde pretende fazer nesses dois dias, exames de HIV, Sífilis, Glicemia, aferição de pressão, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Parceria
A Fundação José Silveira mandou para Ibicaraí 10 profissionais e contratou mais cinco profissionais local para dar suporte nesses dois dias. A prefeitura de Ibicaraí, por sua vez, entrou com a estrutura física do posto de saúde, além de uma equipe de 15 técnicos em enfermagem; 15 enfermeiros; uma pediatra, Dra. Alessandra Almeida; um clínico geral, Dr. Ricardo Ribas e do apoio da equipe do Nasf, que fez uma palestra na manhã de sexta-feira para os presentes. A Câmara de Vereadores, através de alguns edis, visitou a fundação em Salvador e intermediou a vinda dessa feira, e por último a Maçonaria cedeu a área externa do posto e se colocou a disposição para ajudar nessa ação social.

“Pretendemos fazer 200 ultrassonografias nesses dois dias, sendo de mama, abdômen total e articulações. Faremos também 140 exames oftalmológicos e 80 eletrocardiogramas. A Fundação disponibilizou 10 profissionais para Ibicaraí, entre eles, o Clínico Geral, Dr. Ítalo Santana e o Ultrassonografista Washigton Ramon, além 5 auxiliares que contratamos aqui para nos dar apoio nesses dois dias”, disse a Assistente Social da Fundação, Thais de Lima, uma das coordenadoras do mutirão.

“Estamos com profissionais de saúde de diversos postos do nosso município aqui para dar suporte nesse mutirão. Nosso empenho é total e a expectativa é que muita gente seja atendida. São ações como essa que nos deixa gratificado. Essa parceria da Prefeitura e Fundação José Silveira, em uma ação de saúde, é muito positiva e quem ganha é o povo”, disse o secretário de Saúde, Pinheiro Farias.

“Assim que soube dessa iniciativa da Câmara de Vereadores, que articulou essa ação, pedi ao nosso secretário de Saúde que colocasse nossa equipe de saúde a disposição da Fundação e não medisse esforços para atendermos a população local. Pinheiro e equipe estão dando um belo exemplo de cidadania. Nossa equipe está se esforçando ao máximo para atender a quem aparece”, disse o prefeito Lenildo Santana.

FJS
A Fundação José Silveira (FJS) completou 77 anos de existência com um legado que honra os passos do seu fundador, o professor José Silveira, na promoção da saúde e de ações complementares para a vida saudável. Instituição privada e de utilidade pública, sem fins lucrativos, a FJS tem uma atuação norteada pela responsabilidade social, com prioridade para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade. A instituição promove ações de saúde e socioambientais voltadas para comunidades de Salvador e de municípios do interior da Bahia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...