CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 27 de julho de 2013

Representantes municipais firmam compromisso com a Gestão Pública



 
Foto ASCOM/AMURC
Muito mais do que uma discussão voltada, puramente, a instância ambiental, o Seminário “Municípios Sustentáveis”, realizado nesta quinta-feira (25), em Itabuna, chamou a atenção de técnicos, secretários, prefeitos e a sociedade civil organizada para a necessidade urgente de implementar práticas bem sucedidas a uma realidade de desgaste na administração municipal. De acordo com os palestrantes, o fortalecimento da gestão pública é o caminho para o atendimento eficaz as demandas sociais e econômicas, cada vez mais evidentes na sociedade.
Promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, em parceria com Instituto Nossa Ilhéus (INI), Sebrae, Ministério Público, Uesc e Unime, o evento permitiu pensar nas melhores práticas a serem desenvolvidas nos municípios do Território Litoral Sul e sair do discurso para a ação. Uma das propostas apresentadas, o Programa “Cidades Sustentáveis”, disponibiliza ao gestor público uma agenda para a sustentabilidade das cidades em diferentes áreas da gestão, além de indicadores gerais e casos exemplares de referências nacionais e internacionais de excelência.
De acordo com o palestrante Diego Conti, que representou a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, o programa é gratuito e basta ao prefeito, assinar a Carta de Compromisso e apresentar os 100 indicadores básicos da sua localidade. “As cidades participantes ganham visibilidade nos meios de comunicação, têm acesso a informações estratégicas, trocam experiências com outros municípios, além de se constituírem como referências de desenvolvimento sustentável. Os municípios têm, ainda, acesso a uma área exclusiva no portal (http://www.cidadessustentaveis.org.br/) e participação no Programa de Formação e Capacitação de profissionais nas áreas de políticas públicas”, completou Conti.
O programa despertou o interesse dos representantes municipais, assim como o secretário de Agricultura do município de Ibirapitanga, Antônio Almeida. Segundo ele, essa proposta chega a um momento importante do atual governo e estará sendo encaminhado ao prefeito Isravan Lemos Barcelos a Carta Compromisso com o objetivo de desenvolver ações de forma sistêmica na localidade. “Achei muito interessante a proposta do programa e pretendemos implementá-la em nosso município com o objetivo de melhorar as condições da nossa população”, revelou.
De acordo com o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, a proposta de sustentabilidade visa abranger a discussão a todos os escalões do governo, tanto econômica, financeira, ambiental e oferecer instrumentos que possam ser colocados em prática nas localidades. “A Amurc está investido na qualificação das pessoas envolvidas na gestão pública, no sentido de fazer com que a gestão pública ganhe eficiência e qualidade. Mas para isso, é necessária a maior participação dos prefeitos nos eventos promovidos pela associação”, destacou.
Para a prefeita de Una, Diane Brito Rusciolelli, que esteve acompanhada de alguns secretários de governo, o seminário reacendeu a importância de desenvolver nos municípios ações de caráter sustentável, como foi o caso da Feira da Economia Criativa realizada recentemente no município. A experiência fez com que buscasse mais subsídios para colocar em prática outras técnicas bem sucedidas. “O nosso município está sempre em busca de alternativas de melhorar a qualidade de vida da população e acreditamos que estamos no caminho certo”, avaliou a prefeita.
Ações Sustentáveis
O promotor público, Clodoaldo Anunciação apresentou uma série de atuações do Ministério Público nas Escolas e nas Unidades Básicas de Saúde e destacou que a união de toda sociedade é muito importante para o desenvolvimento de Cidades Sustentáveis, principalmente em um momento de indignação popular. “A sociedade regional está em ebulição devido às dificuldades que estão tomando conta dos municípios. Precisamos buscar soluções para solucionar essa situação”, acrescentou.
Dentre as ações foi destacado o trabalho desenvolvido em parceria da Amurc e Uesc, através do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (Agir-LS). O Pró-Reitor de Extensão, Raimundo Bonfim e presidentes dos Fóruns de Administração e de Procuradores, revelaram que a partir das reuniões realizadas pelos grupos estão conseguindo enxergar soluções viáveis para as cidades, mas “infelizmente poucas pessoas estão participando e isso prejudica o andamento dos grupos de discussão. Precisamos de uma participação mais ativa dos representantes municipais”, pontuou o secretário de Administração de Ibicaraí, Osvaldo Martins.
Com o objetivo de fortalecer a cidadania e a democracia participativa, o Instituto Nossa Ilhéus (INI), representado pela diretora-presidente Maria do Socorro Ferreira de Mendonça, convocou a toda população para acompanhar de perto as ações do Poder Público Municipal, e assim contribuir para o seu fortalecimento. “Por isso a necessidade de capacitação por parte dos administradores públicos, além da efetivação da gestão participativa, de transparência e de controle social”, explicou Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...