CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Internauta registra formação de bananas dentro de 'pseudocaule'

O fato aconteceu com um fruticultor de Sarandi, no norte do Paraná.
Engenheiro agrônomo afirma que a formação de frutos na árvore é rara.

Yoshinobu Inokuma Internauta, Sarandi, PR

Os frutos da bananeira estão em condições normais, de acordo com o fruticultor (Foto: Yoshinobu Inokuma/VC no G1) 
Os frutos da bananeira estão normais, diz o
fruticultor (Foto: Yoshinobu Inokuma/VC no G1)
O internauta Yoshinobu Inokuma, de Sarandi, no norte do Paraná, registrou a formação de cachos de bananas dentro do “caule falso” (pseudocaule) de uma das árvores do pomar dele. O caso, segundo ele, é raro, já que o comum é que os frutos nasçam pendurados nos galhos.
“Nunca vi algo assim. O pseudocaule começou a descascar e, quando vi, as bananas estavam nascendo dentro dele. É esquisito. Procurei na internet e só achei um caso igual ao meu”, conta o aposentado de 68 anos, que cultiva bananas por hobbie há três anos.
Inokuma diz que os frutos nascidos na bananeira estão em condições normais, mas prevê que não poderá colhê-los. “Acho que não vou colher, não. Como está estranho, vou deixar crescer mais um pouco e sacrificar a árvore. É coisa da natureza, né? Fazer o quê?”, lamenta.

Nota da Redação: procurado pelo G1, o engenheiro agrônomo da Emater Jorge Ogasawara, explicou que o nascimento das bananas no pseudocaule é realmente incomum e deve ter ocorrido em razão de um ferimento causado na árvore. “Provavelmente houve corte no pseudocaule com alguma faca, por exemplo, causando o nascimento dos frutos no local da ferida”, diz.
Ogasawara acrescentou que os frutos serão prejudicados para o consumo. “As bananas, com certeza, serão pequenas e com pouca qualidade. O produtor, provavelmente, não poderá consumir ou comercializar essas bananas”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...