CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 20 de julho de 2013

Opositor Navalny diz que vai disputar as eleições à Prefeitura de Moscou

Ele foi condenado por fraude e preso na quinta, e solto na sexta.
Blogueiro ficará em Moscou até resultado de apelação contra condenação.

Da EFE

Após passar uma noite preso e ter sido posto em liberdade na sexta-feira (19), o dirigente opositor russo Alexei Navalny confirmou neste sábado (20) que disputará as eleições à Prefeitura de Moscou, mesmo com a possibilidade de ser preso novamente caso a condenação de cinco anos prisão, imposta por um juiz na última quinta (18), seja confirmada em um novo julgamento.
"Iremos às eleições e vamos vencer", disse Navalny aos partidários que o receberam na estação Yaroslavskiy. O opositor vinha em um trem direto da cidade de Kirov, a 900 km de Moscou, onde ocorreu o julgamento em que ele foi declarado culpado e condenado a prisão.
O líder da oposição russa, o blogueiro Alexei Navalny, anuncia que irá disputar as eleições à Prefeitura de Moscou. (Foto: Alexander Zemlianichenko Jr / AP Photo)O líder da oposição russa, o blogueiro Alexei Navalny, anuncia que irá disputar as eleições à Prefeitura de Moscou. (Foto: Alexander Zemlianichenko Jr / AP Photo)
O blogueiro russo deverá permanecer em Moscou até a decisão sobre a apelação contra a sentença, que o considerava culpado pelo roubo de 10 mil metros cúbicos de madeira, avaliados em pouco mais de US$ 500 mil, em 2009.
Levado na última quinta-feira a prisão preventiva direto da sala do tribunal em que foi condenado, Navalni foi posto em liberdade por decisão do mesmo tribunal e a pedido da procuradoria, uma decisão sem precedentes na justiça russa.
"É uma história sem precedentes e muito rara. (...) Todos sabem que (na Rússia) a acusação nunca recorre ao encarceramento preventivo", apontou a veterana defensora dos direitos humanos russa Ludmila Alexeyeva, após conhecer a decisão do tribunal.
Os analistas atribuem a libertação de Navalny ao desejo do Kremlin de outorgar legitimidade ao pleito de Moscou, o primeiro realizado em dez anos, depois que Putin eliminasse as eleições diretas a governadores.

"As autoridades decidiram evitar o escândalo relacionado com as eleições. Em Moscou, muitos cidadãos representam a classe média e, para eles, é importante a participação de líderes opositores no pleito", afirmou o diretor adjunto do Centro de Tecnologias Políticas, Alexei Makarkin.
De acordo com Makarkin, 'os grupos de elite' do poder não chegaram a um acordo sobre o caso Navalny e resolveram recuar a radical decisão de prendê-lo.
Na sexta, o próprio prefeito interino da capital russa, Sergei Sobianin, se pronunciou a favor da presença do opositor nas eleições municipais.
Navalni, por sua vez, disse que o processo judicial contra ele é uma encomenda política do presidente russo, Vladimir Putin, que deseja eliminá-lo por ser considerado como um possível rival em futuros processos eleitorais.
Em seu blog, que recebe mais de um milhão de visitas mensais, Navalni denunciou vários casos de corrupção e clientelismo protagonizados por integrantes do "partido de ladrões e sem-vergonhas" como ele mesmo definiu o partido do Kremlin, o Rússia Unida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...