BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Governo lança socorro às empresas atingidas pelo tarifaço americano

 


FONTE The News 

Uma semana após o tarifaço imposto pelos EUA contra o Brasil entrar em vigor, o governo brasileiro anunciou medidas para proteger as empresas e empregos nacionais — sem impor retaliações aos americanos.

Com 1/3 das exportações para os EUA sendo afetadas pelas tarifas de 50% impostas por Donald Trump, o governo federal lançou o programa “Brasil Soberano”.

A principal medida do pacote é uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, disponível apenas para empresas que mantenham os empregos. O pacote também inclui:

  • Prorrogação por um ano do drawback, mecanismo que suspende ou isenta tributos sobre insumos importados para produtos destinados à exportação;

  • Crédito tributário para desonerar vendas externas, com alíquota de até 3,1% para médias e grandes empresas e 6% para micro e pequenas — resultando em um impacto estimado em R$ 5 bilhões até 2026;

  • Mais acesso a seguros de exportação, especialmente para pequenas e médias empresas;

  • Compras públicas de União, estados e municípios para programas de alimentação, restritas a produtos atingidos pelas sobretaxas;

  • Diversificação de mercados para reduzir dependência dos EUA.

Ainda na cerimônia, Lula defendeu que o país não adotará retaliações imediatas aos americanos.

Não vamos piorar nossa relação. Mas também não aceitamos ser taxados sem razão ou acusados de não respeitar direitos humanos”.

O presidente afirmou que a crise deve ser encarada como oportunidade de “criar coisas novas” e reforçou que o Brasil buscará preservar empregos e competitividade, enquanto negocia para reverter a medida americana.

A medida provisória, assinada por Lula, já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para continuar valendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

México atrai quase o dobro de investimentos em startups do que o Brasil

  FONTE The News  Se no futebol os mexicanos são nossos eternos fregueses, no mundo do venture capital a história já não segue a mesma linha...