CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

domingo, 19 de setembro de 2021

SÍNDROME DA GAIOLA- Entenda do que se trata

 


Texto Ten. PM Marçal Escola Joia 

O termo "Síndrome da gaiola" foi criado pelo psiquiatra da infância e adolescência, Gabriel Lopes, em alusão aos pássaros que crescem em cativeiro e quando a gaiola é aberta e têm a oportunidade de voar, continuam lá dentro.


É um comportamento que se agravou, entre os jovens, com as restrições impostas pela COVID-19, onde o MEDO e a ANSIEDADE os aprisionaram dentro de suas casas.

"Os mais jovens, por exemplo, tiveram de abrir mão dos encontros com amigos, a rotina da escola, as festas e as viagens. Sem poderem sair de casa, todas as experiências que eram vividas da porta para fora passaram para o ambiente online".

Sem dúvidas, as perdas educacionais e socioafetivas foram imensuráveis, trazendo consequências capazes de influenciar nas emoções e sentimentos das pessoas. No entanto, a percepção precoce destes afeitos pode contribuir para a reversão de hábitos patológicos.

O estímulo a conexões e experiências offline representa um importante passo para a ruptura de comportamentos inibidores do desenvolvimento humano.

Nesse sentido, o ACAMPAMENTO EDUCATIVO JOIA se apresenta como mais uma alternativa para oportunizar a jovens, adultos e crianças experiências ricas em estímulos sensitivos, socioafetivos, sensoriais e motores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Mais de 300 mil baianos já podem trocar antena parabólica de graça

  Foto meramente ilustrativa  Por -  Juliana Rodrigues Jornalista - 5467/BA Afiliadas locais de grandes emissoras brasileiras fazem parte da...