Texto: Ascom Ibicaraí | Educação – Fotos: Raimundo Gomes
Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de julho no Colégio Ressurgir, em Ibicaraí, a terceira formação com o tema:“Avaliar o Aprendizado Para Garantir o Ensino Eficiente”. Esse encontro com os profissionais da educação acontece bimestralmente com todos os programas da Secretaria de Educação e são gerenciados pelo Secretário de Educação Uildo Batista e pela Coordenadora Geral Dionei Cavalcante.
Quinta-feira (24)
Teve início às 9 horas a abertura do curso de Formação pela Escola, do Programa Nacional de Formação pela Escola Continuada a Distância, nas ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Sexta-feira (25)
Durante todo o dia aconteceu a Formação com os professores, uma ação do Plano de Ação Articuladas (PAR) do FNDE, com o tema: “Avaliar o Aprendizado Para Garantir o Ensino Eficiente”.
Teve também a capacitação para Educação Infantil e Creches, sob a coordenação das professoras Selma Narciso e Gracielma Dantas, com o tema: “O Brincar Dentro da Avaliação de Educação Infantil” e contou com a participação de 35 professores.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi com as seguintes coordenadoras: Mabel Lyra, Cínthia Pereira e Sandra Novais, para capacitar 50 professores do 1º, 2º e 3º anos, com objetivo de alfabetizar melhor os alunos.
O Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) foi com o tema: “Oficinas de Matemática”, com a mestra Jailma Guimarães e as coordenadoras Lucimary Almeida, Tânia Carvalho e Lílian Moraes, para capacitar os professores do 4º e 5º anos, com o objetivo de trabalhar as dificuldades de Língua Portuguesa e Matemática e preparar os alunos para a Prova Brasil. Essa oficina teve a participação de 35 professores.
Aconteceu ainda na sexta-feira a formação com os professores de Educação Física que atuam nas escolas e no programa Mais Educação. Essa ação teve a orientação da Coordenadora Pedagógica Marize Alves de Oliveira e do professor Sulimar Álvares e contou com a participação especial do professor e mestre em Educação Física Maurício Leandro, que mostrou a oficina “Brincando Com a Ludicidade Também se Avalia”.
A capacitação para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi com as coordenadoras Isabel Rodrigues, Zulmira Pinheiro, Nívea Maria e Rosália Reis, que trabalharam com o tema: “Planejar Para Avaliar Com Mais Qualidade” e contou com a participação de 23 professores que atuam no noturno.
“Esses cursos acontecem a cada dois meses com todos os professores da rede municipal. A Secretaria de Educação, na pessoa do secretário de Uildo Batista e do prefeito Lenildo Santana dão total apoio ao evento. Durante o dia é servido lanche e almoço para os professores que moram nos distritos e contamos ainda com temos o apoio de Thaís Amorim, Felipe Alves e do diretor da merendeira e equipe”, disse Dionei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário