Texto: Ascom Ibicaraí – Fotos: Internet
Terá início nesta quarta-feira (23), em Ibicaraí, a Campanha Nacional de busca ativa de casos de Hanseníase e tratamento coletivo de geohelmintíases em estudantes de 5 a 14 anos do município. A ação está sendo integrada entre as Secretarias de Saúde e Educação, que buscam levar saúde para dentro das escolas e consequentemente trazer melhorias na área da saúde e do desenvolvimento escolar.

HANSENÍASE

A doença é curável, mas se não for tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente e há várias campanhas para a erradicação da doença.
SINTOMAS
A hanseníase acomete primeiro a pele e os nervos periféricos, e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.
São identificadas quatro formas clínicas da doença:
Hanseníase indeterminada, Hanseníase Tuberculóide, Hanseníase Borderline, Hanseníase Virchowiana.
GEOHELMINTÍASES
São verminoses ou parasitas que podem causar doenças. É muito comum em crianças e adultos que moram no campo ou na cidade, em bairros com falta de saneamento básico.
A transmissão é feita através de água não tratada ou frutas e verduras mal lavadas, carnes cruas ou mal cozidas, além das mãos sujas ou pés descalços que podem contrair os ovos dos vermes.
Os sintomas são: dor de barriga com enjoos, fraqueza e tontura, vômito e diarreia, anemia, prisão de ventre e falta de apetite.
A forma de prevenir é lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, lavar os alimentos antes de comer, manter as unhas cortadas, usar água filtrada, fervida ou tratada para beber ou cozinhar e não andar descalço.
O exame, tratamento com acompanhamento médico e remédio são feitos gratuitamente, basta procurar a sua unidade de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário