CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Capitão do Concordia ignorou ordem de voltar a bordo, diz imprensa

Telefonema à capitania dos portos dá a entender que ele abandonou barco.
Francesco Schettino afirma que tentou salvar os passageiros após choque.

Do G1, com agências internacionais


Um telefonema gravado entre a capitania dos portos e o comandante do Costa Concordia, que naufragou na noite de sexta-feira passada no litoral italiano, revela que Francesco Schettino se negou a voltar ao navio para liderar a evacuação dos passageiros, informa a imprensa italiana nesta terça-feira (17).
Ouça o áudio (em italiano), que foi publicado na internet.
Exatamente à 1h46 (local), quando centenas de pessoas ainda permaneciam no navio, um oficial da capitania ordenou ao capitão Schettino que voltasse ao Costa Corcordia.
Leia a seguir a a transcrição do diálogo:

Comandante Gregorio De Falco da capitania do porto de Livorno:

"Sim, eu sou De Falco de Livorno, falo com o comandante?"

Schettino: "Sim, boa noite, comandante De Falco"

De Falco: "Diga-me o seu nome, por favor".
Schettino: "Eu sou o comandante Schettino, comandante"


De Falco: "Schettino? Ouça Schettino. Há pessoas presas a bordo. Agora, vá com seu bote à proa do navio do lado direito. Há uma escada (de socorro, ndlr) e suba a bordo. Você vai a bordo e nos diga quantas pessoas estão lá. Entendido? Estou gravando esta comunicação, comandante Schettino..."

Schettino: "Comandante, vou te dizer uma coisa..."

De Falco: "Fale mais alto. Coloque a mão na frente do microfone e fale mais alto. Entendido?"

Schettino: "Agora o navio está inclinado..."

De Falco: "Entendo. Ouça: há pessoas descendo pela escada de proa. Você deve passar por esta escada no sentido inverso, subir no navio e me dizer quantas pessoas estão lá e o que está acontecendo a bordo. Entendido? Você deve me dizer quantas crianças, mulheres e pessoas estão lá precisando de ajuda. E você me diga quantas pessoas há nessas categorias. Entendido?"

"Ouça Schettino, você talvez tenha conseguido se salvar do mar, mas aqui, as coisas vão ficar realmente ruins... Eu vou te causar muitos problemas. Volte a bordo, porra!!"

Schettino: "Comandante, eu imploro a você..."

De Falco: "Não, eu é que imploro a você... Você tem que ir agora mesmo, volte a bordo. Você tem que me garantir que está voltando a bordo..."

Schettino: "Já estou indo para lá, já estou indo, não vou a parte alguma, estou indo..."

De Falco: "O que você está fazendo? Abandonou o socorro?"

Schettino: "Vou para lá para coordenar os trabalhos de socorro..."

De Falco: "Quem está coordenando lá? Volte agora a bordo para coordenar o socorro a bordo. Você está se recusando? "

Schettino: "Não, não me recuso".

De Falco: "Você está se recusando a voltar a bordo? Diga-me por qual motivo você não vai para lá?"

Schettino: "Eu não estou indo para lá porque outro barco (bote de socorro) chegou..."

De Falco: "Volte a bordo, é uma ordem. Você não deve pensar em outra coisa. Você declarou o abandono do navio. Agora sou eu quem comanda. Volte a bordo! Entendido? Ouviu? Vá lá e entre em contato diretamente do navio. No local já há o meu socorro aéreo".

Schettino: "Onde está o seu veículo de socorro?"

De Falco:
"Ele está na proa. Vá para lá. Já há corpos, Schettino".

Schettino: "Quantos?"

De Falco: "Eu não sei.. Um com certeza, eu fui informado. É você que tem que me dizer quantos, caramba!!!"

Schettino:
"Mas você se deu conta de que é noite e que aqui não vemos nada?"

De Falco:
"O que você quer fazer, Schettino, voltar para casa? É noite, e por isso você quer voltar para casa? Volte para a proa do navio pela escada e me diga o que pode ser feito, quantas pessoas há lá, do que elas precisam. Agora!!"

Schettino: "Eu estarei com o segundo comandante" (no bote de socorro).

De Falco: "Voltem a bordo todos os dois. Você e seu segundo, voltem agora a bordo, entendido?"

Schettino: "Comandante, eu queria voltar a bordo, mas o outro bote aqui.. Há outros socorristas... Ele parou e está preso, eu chamei outros socorristas".

De Falco:
"Você está me dizendo isso há uma hora. Volte a bordo agora, Volte A B-O-R-D-O !! E me diga já quantas pessoas estão lá".

Schettino:
"Tudo bem, comandante"

De Falco:
"Vá para lá imediatamente!!"

O navio de cruzeiro Costa Concordia continuava adernado na manhã desta terça-feira (17) próximo à ilha italiana de Giglio, no Mar Tirreno (Foto: AP) 
O navio de cruzeiro Costa Concordia continuava adernado na manhã desta terça-feira (17) próximo à ilha italiana de Giglio, no Mar Tirreno (Foto: AP)
Segundo testemunhas, o capitão Schettino já estava em terra antes da meia-noite, provavelmente por volta das 23h40 locais.
mapa  (Foto: AP)
De fato, em um primeiro telefonema, à 0h42, o capitão diz uma frase comprometedora ao falar por telefone com a capitania: "não podemos subir a bordo por que o navio está inclinando pela popa".
"Capitão, você já abandonou o navio?" - reage o oficial da capitania, ao qual Schettino responde: "Não! É claro que não."
Segundo a imprensa italiana, a investigação da capitania do porto de Livorno revela que ocorreu um "motim" da tripulação, que decidiu pela evacuação do navio diante da falta de ação de Schettino.
O capitão afirma que jogou o navio na ilha de Giglio para salvar os passageiros, após bater em um rochedo que não constava das cartas náuticas.
Schettino, que permanece detido desde domingo (15), deve ser interrogado nesta terça-feira em um tribunal na cidade de Grosseto.
Na quarta-feira, devem ser realizadas autópsias nos cinco corpos de vítimas já resgatados pelas equipes.
Arte Costa Concordia (Foto: Arte G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...