Secretária Fabiane Lyra afirma que Educação é uma das prioridades do prefeito Lenildo Santana
"Ibicaraí está no caminho certo quando investe para melhorar a Educação como um todo". A afirmação é da pedagoga Fabiane Lyra, Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Ibicaraí. Em entrevista para a reportagem deste blog ela aponta avanços importantes no setor educacional e assegura que o prefeito Lenildo Santana é preocupado com a Educação e muito tem feito para que o município tenha uma Educação de primeira.
Ibicaraí começou o ano letivo com a Jornada Pedagógica. Um dos maiores autores de livros didáticos, Celso Antunes, reconhecido mundialmente para proferir palestra.
Secretária Fabiane Lyra - Realmente foi um grande sucesso a vinda do professor Celso Antunes em Ibicaraí. Centenas de professores das redes Municipal, Estadual e Particular se fizeram presentes ao grande acontecimento da Educação Regional. Digo isso porque o palestrante é reconhecido mundialmente. Tem dezenas de livros publicados, é consultor de várias entidades e organismos internacionais, é um autor de sucesso".
O Encontro que reuniu dezenas de professores de todas as redes de ensino foi elogiado pelos mesmos.
Fabiane Lyra - O encontro foi feito para eles. Ainda bem que gostaram. O prefeito Lenildo Santana não poupou esforços para o êxito do grande acontecimento. Toda equipe da Secretaria se empenhou para que o sucesso fosse alcançado. Todo o esforço foi compensado porque os professores puderam captar a experiência do grande educador, experiência que será aplicada na sala de aula. É por isso que valeu a pena todo o esforço.
O Município tem reformado vários colégios?
Fabiane Lyra - Sim. Para melhor receber os 3.600 alunos e professores da rede Municipal de ensino vários colégios foram beneficiados para que pudessem ser freqüentados. As reformas estão sendo feitas gradativamente com prioridade para as maiores necessidades. Os colégios Gilberto Amado e Coaracy Ally já estão concluídos, os colégios Ressurgir e APAE estão em fase de conclusão, mas todos serão beneficiados. O prefeito Lenildo Santana quer que todos os alunos estejam bem para melhorar a aprendizagem.
E o transporte escolar?
Fabiane Lyra - O transporte escolar foi outra preocupação do prefeito Lenildo Santana logo quando iniciou o seu mandato porque não estava funcionando efetivamente com sucesso. Nesse sentido vários contratos de locação foram feitos para que os estudantes possam ter um transporte mais eficiente, sem causar os transtornos que eram quase diários. Recentemente a Prefeitura adquiriu um ônibus para transporte escolar com recursos próprios. Além dos alunos regularmente matriculados na rede municipal, os universitários têm três ônibus. São alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Unime, UNOPAR e outras.
Há alguma solicitação do prefeito Lenildo ao Ministério da Educação?
Fabiane Lyra - O prefeito já solicitou do Ministério da Educação, através do Plano de Ações articuladas (PAR), cinco ônibus que serão utilizados no transporte escolar. "Tenho certeza que a solicitação do prefeito será atendida e com relação a transporte escolar Ibicaraí será um município incluído como um dos melhores no setor".
E quanto a compra de carteira escolar?
Fabiane Lyra - Móveis como carteiras, cadeiras serão adquiridos nos próximos dias. A verba já está em caixa. Todos os colégios da rede municipal serão beneficiados. "O prefeito já conseguiu a verba e nós da Secretaria de Educação estamos em constante vigilância para saber o que falta e solucionar logo os problemas porque Educação neste governo é tratada como uma prioridade".
Quantos professores tem atualmente a rede municipal de ensino?
Fabiane Lyra - Na rede municipal de ensino de Ibicaraí tem 286 professores. Dentro das possibilidades econômicas foi dado um aumento de mais de 16 por cento. "Não é o ideal, mas é um grande avanço". O prefeito faz o possível para melhorar a situação dos professores.
E sobre a alimentação escolar?
Fabiane Lyra - A alimentação escolar é da melhor qualidade. O município segue os padrões que são determinados pelo Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Uma nutricionista elabora o cardápio nutritivo. Tudo é acompanhado pela secretaria de Educação e a chefia da Agricultura Familiar. A prefeitura entra com a contra partida e verduras e legumes são adquiridos da Horta Comunitária de Ibicaraí. Trinta por cento da verba da Merenda Escolar é para adquirir alimentos como verduras e legumes na Agricultura Familiar o que significa que o dinheiro fica em Ibicaraí pois as demais compras para a Merenda Escolar são feitas também em nosso município.
E quanto ao pagamento aos pequenos produtores?
Fabiane Lyra - O município mantém o pagamento em dia, o que ajuda aos pequenos produtores a manterem as suas atividades.
FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE IBICARAI
Nenhum comentário:
Postar um comentário