CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 9 de abril de 2011

Sr. prefeito de Ibicaraí Bahia. Cadê a merenda?



 Fotos cedidas pelo vereador José raimundo Soares Simões (Dú'Artes)

Houvimos bem atento, quando o vereador José Raimundo Soares Simões (Dú’Artes), fez inúmeras denuncias em relação a merenda escolar do município de Ibicaraí na Bahia  inclusive fizemos um artigo aqui neste Blog onde através do vereador Dú’Artes, falamos e mostramos as imagens (fotografias) do que a atual administração chama de merenda na creche do distrito da Saloméa (relembre aqui), e agora recebemos mais uma denuncia de merenda indigna para às crianças, existe um colégio da sede que ta servindo doses excessivas de VITAMINA C através da laranja, pois o vereador Dú’Artes, esteve visitando este dito colégio  e fotografou a merenda só a base de laranja, e olha na entrevista extraída do site do Dr. Dráuzio Varella que fala da ingestão em demasia da VITAMINA C.

Segundo a entrevista, vitamina C ingerida EM EXCESSO no último dia 08 do corrente mês e ano  pode causar cálculos renais, distúrbios gastrintestinais e incômodos na bexiga porque acidifica a urina provocando irritação.
 
Dráuzio – Linus Pauling afirmava categoricamente que as pessoas deveriam tomar mega doses de vitamina C, dez gramas por dia pelo menos. Como recebeu dois prêmios Nobel (um de Bioquímica, porque fez um trabalho muito importante nessa área, e um prêmio Nobel da Paz) e era um grande cientista, sua recomendação tinha força especial. Na verdade, porém, Linus Pauling não era médico, nunca tinha estado com um doente em sua frente. Mesmo assim, os laboratórios multinacionais que produzem vitamina C fazem propaganda sugestiva afirmando que essa vitamina melhora a resistência física e ajuda a curar gripes e resfriados. Há fundamento científico para o uso de megadoses de vitamina C?

Alberto Soares – Nossa necessidade diária de vitamina C é um e meio miligrama, uma porção infinitamente menor do que os dez gramas que indicava Linus Pauling para a prevenção do câncer. É público que, quando inquirido sobre o tumor de próstata que desenvolveu, mesmo tomando altas doses dessa vitamina, sua resposta foi que graças a ela tinha conseguido postergar o início da doença.
Atualmente, a medicina está baseada em evidências que surgem como resultado de megaestudos e envolvem milhares de pacientes. Não dá mais para considerar relatos de casos isolados, nem o “eu acho”, “tenho dois pacientes que melhoraram”, nem a experiência do vizinho.

Drauzio – Existem evidências de que a vitamina C deva ser usada nas gripes e resfriados, doenças muito prevalentes e responsáveis, provavelmente, pelo maior consumo dessa vitamina?

Alberto Soares – Não há. Aliás, um jargão difundido no tempo de nossos avós era: gripe, vitamina C e cama. Hoje, o geriatra não prescreve vitamina C e muito menos cama nos casos de gripe e resfriado. Vitamina C, porque as evidências são muito controversas nos pacientes imunocomprometidos, e colocá-los de cama pode representar fator predisponente para a pneumonia.
Em suma, a conclusão das sociedades de geriatria é que, na imensa maioria dos casos, não há a menor evidência de que a vitamina C deva ser indicada, apesar de ter demonstrado ação antioxidante nos tubos de ensaio, uma vez que essa resposta não ocorre nos seres humanos.

Drauzio – Você mencionou que o excesso de vitamina C pode provocar cálculos renais.

Alberto Soares – Não só cálculos renais, mas distúrbios gastrintestinais e incômodo na bexiga porque acidifica a urina e isso provoca irritação.

Fonte(s): http://drauziovarella.ig.com.br/entrevis…


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...