BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Conta de luz mais cara acende guerra política nas redes

 

Imagem meramente ilustrativa 


FONTE The News 

A derrubada de vetos presidenciais no Congresso na última semana reacendeu uma velha dor no bolso dos brasileiros: a conta de luz.

Cálculos indicam que os “jabutis” — dispositivos sem relação direta com o tema —, incluídos no projeto de energia offshore, vão custar até R$ 545 bilhões até 2040.

Na prática, os vetos derrubados obrigam a contratação de usinas geradoras de energia, o que deve fazer com que as tarifas subam em 9%.

O governo tenta agora reverter parte do aumento, que impacta consumidores e empresas, mas o estrago político parece já estar feito — e a disputa foi direto para as redes.

De um lado, a deputada Erika Hilton publicou um vídeo com +8M de views acusando os parlamentares da direita e do centrão de “votarem contra o povo” ao aprovarem medidas que encarecem a energia.

Eles votaram pra favorecer grandes empresas e jogar a conta no colo da população. O mesmo grupo que votou pela taxação das blusinhas agora vota pelo aumento da conta de luz”.

 Do outro lado, o também deputado federal Nikolas Ferreira postou esse vídeo com +9,5M de visualizações rebatendo críticas da esquerda ao afirmar que votou favorável ao veto do Lula, contrariando a orientação do seu partido, o PL.

Fui a favor da manutenção do veto do Lula, e isso tá no site do Congresso. Mesmo sendo oposição, votei por coerência”.

O tema virou munição para a esquerda e direita, mas o mais impressionante é que os principais partidos de ambos os lados votaram contra o veto do presidente:

  • PL (oposição): 88% dos deputados e 66% dos senadores foram contrários ao veto;

  • PT (partido do governo): 92% dos deputados e 77% dos senadores votaram pela derrubada do veto.

No meio desse embate, quem paga a conta — literalmente — é o consumidor. Conta que, ao que tudo indica, virá mais salgada nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dívida estudantil vira rombo histórico nos cofres dos EUA

  FONTE The News  Depois de décadas de expansão, pausas nos pagamentos e perdões bilionários, o sistema de empréstimos estudantis dos EUA  c...