BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Cooperativa realizou encontro sobre Cacau e Chocolate

 


ASCOM COOPFESBA/BAHIA CACAU 

No dia 2 de abril, aconteceu na agroindústria Bahia Cacau em Ibicaraí-BA, o Encontro Cacau e Chocolate. A atividade teve o objetivo de mobilizar e organizar a base produtiva de associações rural e agricultores familiares das regiões Sul, Baixo Sul, Médio Sudoeste e Médio Rio de Contas, no intuito de aumentar produção de cacau de qualidade para fazer o chocolate especial Bahia Cacau.  A inicitaiva foi da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências – COOPFESBA.

“Queremos acolher todos aqui na Bahia Cacau para fortalecer a produção e aumentar os resultados”, disse Roberto Silva, diretor-presidente da Coopfesba/BahiaCacau. Já Paula Pannain da Conexsus reforçou a importância do encontro para “promover o desenvolvimento da cadeia do cacau e do chocolate por meio do fortalecimento do cooperativismo e do associativismo.”


Realizado com apoio do Instituto Conexsus e do programa CocoaAction, o Encontro Cacau e Chocolate reuniu mais de 200 pessoas. A programação contou com apresentações sobre as linhas de créditos dos bancos, do projeto CredAmbiental da Conexsus, das ações da Companhia de Desenvolvimento Ação regional, e o sobre os resultados de acesso a mercados da Bahia Cacau.


COOPFESBA


A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências – COOPFESBA foi criada no ano de 2010 pelos agricultores familiares originados de assentamentos de reforma agrária do município de Ibicaraí-BA. O produtores são  ex- trabalhadores assalariados das fazendas de cacau da região dos anos de 1980 e 1990.  Com a construção da agroindústria da cooperativa, a Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate finos da agricultura familiar do Brasil, possibilita aos produtores agregar valor à cadeia produtiva do cacau e chocolate, além de contribui na preservação da Mata Atlântica no Sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O churrasco pode voltar para Wall Street

  FONTE The News  Ao que tudo indica, o  Fogo de Chão , que vale cerca de  US$ 1 bilhão  hoje, está  se preparando para abrir capital na Bol...