BAHIA CACAU

BAHIA CACAU

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Cerco chinês a Taiwan cria tensão no Oriente

 

Imagem meramente ilustrativa 


FONTE The News 

A China deu mais um passo na escalada de intimidação contra Taiwan ao lançar exercícios militares e de guarda costeira em larga escala ao redor da ilha autogovernada, chamando as operações de um "aviso severo" contra os separatistas.

71 aeronaves chinesas detectadas na região, além de 13 navios de guerra em ação, incluindo o porta-aviões Shandong.

As manobras simulam ataques e bloqueios marítimos, com forças navais, aéreas, terrestres e de mísseis, em um cenário de tensões crescentes entre Taipei e Pequim.

Tá, mas por que isso importa? Muito além de “apenas” uma ilha, Taiwan é um centro global de inovação, responsável por 60% da produção de semicondutores do mundo, e está estrategicamente situada em uma das rotas marítimas mais movimentadas do planeta.

  • presidente de Taiwan, Lai Ching-te, tem reforçado a defesa nacional e endurecido o tom contra a China, classificando o governo de Xi Jinping como uma "força hostil estrangeira".

  • Pequim, por sua vez, vê Lai como um separatista perigoso e intensificou as demonstrações militares desde sua posse em maio de 2024.

Um conflito na região teria impactos devastadores na economia global e poderia acionar uma resposta dos EUA, que tem laços militares e interesses tecnológicos com Taiwan, mesmo apoiando a política de "Uma Só China".

O que mais foi destaque em mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUNDO- China tarifa EUA em 34% e repercussão das tarifas continua

  FONTE The News  O dia seguinte.  Depois do Trump anunciar reciprocidade em tarifas para praticamente todos os países, o governo chinês res...