CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 18 de junho de 2024

BAHIA- Representantes de empreendimentos da agricultura familiar se reúnem para debater autonomia e sustentabilidade

 


ASCOM CAR- BAHIA Fotos: André Frutuôso/CAR
Mais de 400 representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar participam em Feira de Santana, nesta segunda e terça-feira (17 e 18l06), do evento "Agroindústria Familiar da Bahia - Autonomia e Sustentabilidade no Meio Rural". O encontro tem como objetivo apresentar um pacote de ações que serão  executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Entre as ações, estão os editais que visam a seleção de organizações produtivas dinâmicas e ativas da agricultura familiar para o apoio à gestão qualificada de suas agroindústrias. Os editais estão disponíveis no site oficial da CAR (www.car.ba.gov.br).
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância do evento para debater os editais recentes. “Estamos trabalhando para divulgar e tirar o máximo de dúvidas sobre eles. A oficina é para escutar e melhorar a política pública, garantindo que ela chegue aos que mais precisam. Este é um momento de intercâmbio e de oferecer opções de investimentos para equipamentos agroindustriais”, afirmou Ribeiro.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, também enfatizou a importância de acessar os editais e fazer os investimentos funcionarem. "Vamos acessar o edital e fazer isso funcionar. Mostrar que, com esse investimento, as cooperativas vão aumentar sua capacidade de produção e venda. Tenha certeza que vamos fazer cada vez mais uma agricultura familiar sustentável para manter essa natureza mãe", ressaltou Cardoso.
Ícaro Renne, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), comentou sobre o impacto do evento nas cooperativas. “É um evento para que as cooperativas saiam daqui com um novo olhar. Estamos grandes, mas ainda precisamos fortalecer. Este apoio é para que nossas agroindústrias ganhem mercado nacional e internacional”, afirmou Rennê.
O evento incluiu um painel sobre as ações da CAR para apoiar o desenvolvimento, autonomia e sustentabilidade das agroindústrias familiares, a ampliação dos serviços de assistência técnica junto à base produtiva dessas agroindústrias e o mapeamento das agroindústrias da Bahia.
A programação continua nesta terça-feira (18) com um painel sobre os serviços de apoio CAR/UNICAFES Bahia às agroindústrias familiares, além de debates sobre apoio ao acesso a mercados e acesso a capital de giro.
Fotos: André Frutuôso/CAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAHIA - Desembargadora alvo da Faroeste é aposentada compulsoriamente pelo TJ-BA; medida pode impactar ação penal

  Com informações do Bahia Notícias   O  Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aposentou compulsoriamente, por idade, a desembargadora  Ilona...