quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Casar está fora de moda?

 


FONTE The News 

O sonho de entrar na igreja lotada e dizer o “sim” mais importante da vida está ficando cada vez mais raro entre os brasileiros.

Segundo o Censo 2022, pela primeira vez na história, viver junto sem casar virou o modelo de relacionamento mais comum no país.

As chamadas uniões consensuais — quando duas pessoas moram juntas com ou sem registro em cartório — já representam 39% das relações conjugais, superando os 38% dos casamentos civil e religioso.

Em números absolutos, são 35 milhões de brasileiros vivendo juntos sem papel passado, contra 34 milhões oficialmente casados. Em 2010, o cenário era o inverso: o casamento formal ainda liderava, com 43% das uniões.

  • A tendência é causada principalmente pelos mais vulneráveis. Mais da metade (52%) opta por morar junto sem casar, muito por conta dos altos custos da cerimônia matrimonial.

Além da queda nos casórios, os brasileiros estão tardando mais para se relacionar. As pessoas estão se “juntando”, em média, aos 25 anos.

No fundo, o retrato do Brasil é de um país que ainda acredita no amor — só não necessariamente no cartório.

Outros dados para você ficar ainda mais inteligente:

  1. As uniões homoafetivas no Brasil cresceram mais de 700% de 2010 a 2022 (58 mil para 480 mil). A maioria é formada por casais de mulheres;

  2. Casais que vivem juntos e têm filhos recuam a menos de 50% das famílias;

  3. Minas Gerais é o estado onde há mais casamentos no civil e no religioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casar está fora de moda?

  FONTE The News  O sonho de entrar na igreja lotada e dizer o “sim” mais importante da vida está ficando cada vez mais raro entre os brasil...