terça-feira, 21 de outubro de 2025

Os bares e restaurantes estão em apuros

 

FONTE The News 

As vendas de bares e restaurantes caíram quase 5% em setembro em relação a agosto — e quase 4% na comparação com o mesmo mês de 2024. A queda quebra uma sequência de três meses de estabilidade no setor.

Um dos principais motivos é o alto endividamento das famílias, que têm reduzido os gastos com lazer e alimentação fora de casa.

Até porque a inflação acumulada do setor chegou a 8,24% em 12 meses, bem mais que o IPCA geral (5,17%). Em outras palavras, dentre os custos de uma família, comer fora foi um dos que mais encareceu.

Na prática, isso é consequência do aumento de custos — de insumos a energia e aluguel — que acaba pressionando os preços e fazendo com que o seu almoço de trabalho ou o seu jantar de casal no sábado pese no cartão.

Mas o grande detalhe dessa história mora aqui... 

Como o escândalo da adulteração de bebidas com metanol “estourou” no final de setembro, os efeitos da contaminação sobre o consumo talvez ainda nem tenham sido sentidos na prática.

Pense que, assim como você, milhões de pessoas têm evitado beber drinks, com muitas até diminuindo as idas a bares. Agora, a expectativa é uma redução ainda mais drástica no volume de vendas em outubro.

Bottom-line: O setor de bares e restaurantes movimentou cerca de R$ 430 bilhões em 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não quer pagar imposto? Então tenha filhos"

  FONTE The News  Gostou da ideia?  Bom, é isso que está prestes a acontecer na Polônia. O presidente do país europeu assinou nos últimos di...