ASCOM CAR - Fotos: Eduardo Bastos/Setur Bahia
Os chocolates da agricultura familiar seguem ampliando mercados pela Bahia. Neste sábado (24/08), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), da marca Bahia Cacau, inaugurou sua terceira loja própria, a primeira no município de Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano.
A loja vai comercializar os chocolates especiais da Bahia Cacau, produzidos de forma sustentável por agricultores e agricultoras familiares, incluindo assentados e assentadas de reforma agrária. A variedade de produtos promete encantar os visitantes com os bombons de chocolates com abacaxi, cupuaçu, banana, jaca, umbu, licuri, café, caju e goiaba, as barras de chocolate de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% de cacau, além de outros derivados como geleias, mel de cacau, licor de mel de cacau e nibs de cacau.
O presidente da cooperativa, Osaná Crisóstomo, comentou que a abertura de lojas próprias é parte da estratégia comercial da empresa, que já possui a loja da fábrica, em Ibicaraí, e o quiosque Bahia Cacau, no Shopping Jequitibá, em Itabuna. “Agora, o público conquistense e da região passa a ter chocolate especial bem pertinho de casa. Fazemos o chocolate com o cacau cabruca, plantado em meio a Mata Atlântica, garantindo a preservação do meio ambiente e o agricultor familiar tendo mais renda”, afirmou Crisóstomo.
O avanço na produção e comercialização da Bahia Cacau tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os investimentos foram destinados a equipamentos como cocho, casa de fermentação, kits contendo roçadeira, podão, medidor de unidade e temperatura, entrega de mudas de qualidade e serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), que garantiram melhor qualidade no beneficiamento da amêndoa de cacau.
Além dos chocolates Bahia Cacau, a nova loja terá outros produtos da agricultura familiar, como doces de umbu, azeite de licuri, castanhas de caju, cafés e outros itens da sociobiodiversidade baiana. A nova loja fica localizada na Avenida Régis Pacheco nº 182, no centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário