CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Ventos de mais de 120 km/h causam estragos e falta de luz no Rio

Arredores do Maracanã ficam sem luz e ventania derruba grade do estádio.

Telhado foi parar no meio da Rua das Laranjeiras; cidade está em 'atenção'.

Do G1 Rio
Fortes ventos atingem o Rio neste domingo (21), último dia de Olimpíada, e causam transtornos em vários pontos da cidade desde as 17h: arrancando telhados, provocando queda de energia e estragos. Às 20h25, a cidade entrou em estágio de atenção, segundo o Centro de Operações.
O maior registro de vento foi às 20h, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Forte de Copacabana, com velocidade de 122,8 km/h. De acordo com os parâmetros do Sistema Alerta Rio, ventos acima de 76 km/h são de intensidade muito forte (veja como está o trânsito em tempo real).
Telhado foi parar no meio da Rua das Laranjeiras (Foto: G1)Telhado foi parar no meio da Rua das Laranjeiras (Foto: G1)
Uma das áreas atingidas foi o Maracanã, que recebe a cerimônia de encerramento da Olimpíada às 20h. Uma grade da área de revista, na entrada ao estádio (setor E/F), desabou. Arredores do estádio tiveram queda de energia e o público que chegava para a festa teve que caminhar no escuro (veja abaixo).
Devido ao mau tempo, a operação do VLT, entre as estações Rodoviária e Santos Dumont também chegou a ser temporariamente interrompida.
Por causa dos transtornos, a Comlurb colocou cinco equipes para fazer serviços programados e atender emergências. As equipes estão priorizando a remoção das árvores que obstruiram vias e derrubaram postes, prejudicando a iluminação em vários bairros. O trabalho segue nesta segunda-feira. De acordo com a companhia, o bairro mais afetado com a ventania foi a Tijuca, seguida do Centro e dos bairros da Zona Sul (Botafogo, Laranjeiras, Leblon, Ipanema e Copacabana).
Várias regiões sem luz
Os relatos de falta de energia se espalharam por toda a cidade, principalmente pela Zona Oeste, em bairros como Barra de Tijuca, Recreio, Campo Grande e Jacerapaguá. Na Zona Sul, trechos do Jardim Botânico e da Gávea também sofreram falta de luz. Também houve relatos de apagão em ruas de Vila Isabel e Tijuca, na Zona Norte.

Em nota, a Light informou que "em função dos ventos de mais de 91km/h que atingem a cidade, equipes trabalham para restabelecer a energia para pontos da cidade". De acordo com a concessionária, o efetivo de campo foi reforçado em 30% para atender este tipo de ocorrência.
No aeroporto Santos Dumont, os ventos derrubaram parte do rebaixamento do teto, na área de embarque. As placas de trânsito também foram danificadas, assim como lonas de propagandas.
  •  
Telhas foram derrubadas com o vento (Foto: Patrícia Pinheiro/TV Globo)

Queda de telhado e árvores
Na Zona Sul, também houve problemas por conta do clima. Uma árvore desabou na Rua João Lira, altura da Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon. Na Gávea, alguns trechos ficaram sem luz. O vento também arrancou uma parte da cobertura de uma das guaritas na entrada do Shopping da Gávea.

A ventania também provocou a interdição da Avenida Atlântica, entre a Rua Francisco Otaviano e a Constante Ramos por volta de 17h45.
Em Laranjeiras, também na Zona Sul, um teto voou e caiu no meio da Rua das Laranjeiras, na altura do colégio Miraflores. Segundo testemunhas, apesar do incidente, ninguém ficou ferido. Além disso, a queda de uma árvore na altura da Rua General Glicério ocupou duas faixas no sentido Largo do Machado.
No bairro vizinho de Botafogo, na Rua Voluntários da Pátria, equipes foram acionadas para queda de outra árvore na altura do número 114 (veja lista de interdições abaixo).
Queda de árvore na Rua São Francisco Xavier corta cabo de energia e bar. Bombeiros isolam o local (Foto: Nicolás Satriano/G1)Queda de árvore na Rua São Francisco Xavier corta cabo de energia e bar. Bombeiros isolam o local (Foto: Nicolás Satriano/G1)
Locais que possuem interdição de uma faixa devido queda de árvores/galhos (segundo o Centro de Operações):
- Estrada Grajaú-Jacarepaguá, altura do km 3, sentido Jacarepaguá;
- Rua Visconde de Santa Isabel, na altura da Rua Luiz Guimarães;
- Rua das Laranjeiras, próximo Rua General Glicério;
- Avenida Mem de Sá, altura da Praça da Cruz Vermelha;
- Rua Mearim, altura Rua Professor Valadares;
- Rua Desembargador Izidro, altura Rua Abelardo Chacrinha Barbosa;
- Estrada do Outeiro Santo, altura nº 2.887;
- Rua Luiz Gama, altura da Av. Paula Sousa;
- Rua Marquês de São Vicente, sentido Jardim Botânico, altura da PUC.


VIAS COM INTERDIÇÃO TOTAL:
- Rua João Lira, 74 - Leblon. Via interditada com desvio pela R. Jose Linhares;



VIAS EM SISTEMA "PARE E SIGA":
- Rua das Laranjeiras, próximo à Rua General Glicério;
- Estrada da Barra da Tijuca, altura do Golf Clube.
- Estrada do Itanhangá, n° 524 – Itanhangá;

Ressaca
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, ventos acima de 76km/h são considerados muito forte. Na restinga de Marambaia, o vento chegou a 81,4 km/h, no aeródromo de Santa Cruz, o vento foi de 64,8Km/h, no aeródromo de Jacarepaguá, 55,6 km/h e na Vila Militar, a rajada de vento atingiu 55,4 km/h. A Cet-Rio informou ainda que há previsão de pancadas de chuva a qualquer momento.

A previsão para este domingo é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva a qualquer momento. A máxima prevista de 26°C e mínima de 18°C. De acordo com a Marinha, ondas de 2,5 a 3,5 metros devem atingir o litoral do município do Rio às 21h de segunda-feira (22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...