CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sábado, 1 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde de Floresta Azul faz palestra sobre febre Chikungunya

 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

Casos suspeitos da febre Chikungunya vêm sendo notificados no Estado da Bahia desde o mês de setembro deste ano, inicialmente no município de Feira de Santana. Como prevenção, a Secretaria de Saúde do município de Floresta Azul teve a iniciativa de convidar a enfermeira e funcionária Moema Farias, da 7ª Dires de Itabuna, para ministrar uma palestra direcionada aos agentes de saúde, enfermeiros e médicos lotados no município, sobre a febre epidemiológica Chikungunya, que está acontecendo na Bahia e no Brasil. O treinamento para os agentes comunitários de saúde, endemias e vigilância sanitária foi realizado nesta quinta-feira (30), na sede do Creas, das 10 às 11 horas; para enfermeiros e médicos, no período das 11 às 12 horas; para os vigilantes e recepcionistas dos PSFs o treinamento foi realizado no período da tarde.

A orientação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) é para que a população fique alerta a sintomas como febre súbita muito alta, dor muito forte nas articulações, dor de cabeça e manchas na pele. Até o dia 21 de outubro foram notificados 1.267 casos em 35 municípios. Entretanto, os municípios com transmissão confirmada são Feira de Santana (1.015 casos notificados, sendo 371 confirmados) e Riachão do Jacuípe (174 casos notificados, sendo 82 confirmados). Foram também confirmados 05 casos em outros municípios, a exemplo de Salvador - 2; Alagoinhas - 1; Cachoeira - 1 e Amélia Rodrigues - 1, porém, todos com vínculo epidemiológico com Feira de Santana, sendo este o local provável de infecção.


A medida básica de prevenção da Chikungunya é o combate aos mosquitos transmissores. Medidas simples de combate aos focos podem ser adotadas, a exemplo de manter tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e lixeiras fechadas; não jogar lixo em terrenos baldios; sempre guardar garrafas com a boca para baixo; não deixar água da chuva acumulada sobre a laje; colocar areia em pratinhos de planta; cobrir pneus velhos; lavar vasos de plantas aquáticas com água e sabão toda semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sessão da Câmara de Vereadores de Ibicaraí é interrompida por queda de energia

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí A 6ª sessão ordinária do ano de 2024 da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu n...