CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Faltam 4 dias para o Enem: veja dicas para a prova de matemática

Vídeos abordam alguns temas que costumam cair no exame.

Enem será neste sábado (8) e domingo (9).

Do G1, em São Paulo

Faltam quatro dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para este sábado (8) e domingo (9) e a dica nesta contagem regressiva é para a prova de matemática que será no último dia, junto com linguagens e redação.
G1 reuniu alguns vídeos que mostram como a matemática pode ser aplicada na prática do cotidiano, como o Enem costuma cobrar. Questões envolvendo estatísticas, probabilidade, funções, análises combinatórias, geometria plana, geometria espacial e noções de trigonometria têm sido mais cobradas.
Inflação
A inflação foi tema constante no noticiário este ano. Você sabe o que é e como se calcula a inflação?
"Inflação é o aumento geral e persistente dos preços. Estas duas características são cruciais. Se apenas uns poucos preços aumentam, enquanto os demais permanecem estáveis, não há como caracterizar um processo inflacionário, ainda que o índice de preços mostre valores positivos", explica Alexandre Schwartsman, sócio-diretor da Schwartsman & Associados e ex-diretor do Banco Central.
"Da mesma forma, se há um aumento de todos os preços num dado mês, por exemplo, por conta da imposição de algum tributo, mas estabilidade em seguida, também não temos como caracterizar inflação; esta tem que ser generalizada e persistente."
Saiba mais sobre inflação no vídeo acima do Projeto Educação
Cálculo de juros
Tema que se relaciona com progressão geométrica, o cálculo de juros é mostrado como exemplo no vídeo acima, no qual o professor Vítor Israel faz cálculos de investimento financeiro com base na progressão geométrica. Para montar a fórmula, Israel usa os seguintes dados: uma pessoa fez depósitos anuais no valor de R$ 2.000, por dez anos, a uma taxa de 10% de juros ao ano. Qual foi o valor do montante que ela conseguiu juntar?
Trigonometria
Usando o conceito da semelhança de triângulos, a reportagem mostrou como calcular a altura de um coqueiro sem precisar medi-lo, levando em conta o tamanho da sombra formada pela árvore. Este é um dos exemplos de questões que podem usar o tema da trigonometria. Veja no vídeo acima do Projeto Educação.
Geometria espacial
A geometria espacial é abordada em questões sobre cálculos de volume, como por exemplo quantos litros cabem em uma caixa d'agua a partir das medidas de altura e diâmetro conhecidas no enunciado. Veja um exemplo no vídeo acima
Geometria plana
O conhecimento de geometria plana e espacial (cálculo de áreas e volumes de figuras espaciais), que aparece em cerca de 20% da prova, é trabalhado na competência ao utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. Veja um exemplo no vídeo acima.
Logarítmo







O logaritmo pode ser aplicado, por exemplo, nas questões que pedem para que sejam comparadas as energias entre dois terremotos e a formação de tsunamis. Veja no vídeo acima a explicação de como o tema pode cair na prova.
Estatística
Média, moda, mediana, variância e desvio padrão de um conjunto de valores são alguns conceitos de estatística que podem aparecer no Enem. Veja no vídeo acima um exemplo para o cálculo da mediana.
Gráficos e tabelas
O professor Giuseppe Nobilioni, do Curso Objetivo, de São Paulo, explica no vídeo acima que muitas questões do Enem trazem elementos como gráficos e tabelas para serem interpretados. "Uma das principais características do Enem, principalmente na prova de matemática, é explorar muitos elementos visuais", indica o professor; "Principalmente gráficos, tabelas, figuras geométricas (para achar áreas) e figuras no espaço (para achar volumes)." Confira no vídeo acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPOSIBRAM 2025 será na Bahia; anúncio foi feito pela CBPM e IBRAM nesta terça (26)

  Fonte ASCOM/ CBPM SECOM Bahia - Foto Feijão Almeida  Com mais de 200 municípios mineradores e um faturamento de R$ 9,7 bilhões em 2023, a ...