CÂMARA DE IBICARAÍ

CÂMARA DE IBICARAÍ

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Assistência Social comemora o Dia da “Consciência Negra” em Ibicaraí


Texto: Ascom Ibicaraí - Fotos: Raimundo Gomes

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu na tarde de quinta-feira, 20 de novembro, uma vasta programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento foi realizado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com a finalidade de trabalhar o preconceito e promover a equidade, enfatizando que todos são iguais e merecem carinho, respeito e consideração. Durante a tarde foram realizadas ações no espaço para mobilização, reflexão e conscientização contra qualquer tipo de discriminação racial, além de trabalhar a inclusão social com todas as crianças e adolescentes, mostrando a comunidade e na cidade o trabalho realizado pelo SCFV.

Durante o evento aconteceram palestras, dança guerreira, capoeira (com a presença do grupo Topázio), percussão, música ao vivo com os cantores Dioney Silva e Rogério Leal e homenagem a Zumbi dos Palmares. Durante todo o dia um carro de som circulou pela cidade com mensagem sobre a Consciência Negra.

Para a secretária de Assistência Social, Ângela Santana, o objetivo da ação é despertar nos alunos e na população a pluralidade cultural existente entre nós, valorizando assim as diferenças raciais de cada um, uma vez que fazemos parte do mesmo país.

Para a coordenadora do SCFV, Ana Paula Nascimento, o Dia da Consciência Negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.

“São atividades que mostram à população a influência e a importância dos negros na construção da cultura e da sociedade brasileira, povo este que foi alvo, por muitos anos, de preconceito”, afirma a Coordenadora de Programas Edcarla Reis.

Participaram do evento o grupo de dança do SCFV; as coordenadoras Ana Paula Nascimento e Eva dos Santos; a coordenadora de projetos Edcarla Reis; a coordenadora do Creas Danylle Fontes; as representantes do Bolsa família Ângela de Jesus Santos, Fernanda Rosa e Hemerson Fraga; os Facilitadores Uanderson, Fábio Valentim, Adilson Barbosa, Marna Aparecida e Beatriz Xavier; a Psicopedagoga Meire Jane; alunos e a população em geral.

Dia da Consciência Negra

O dia é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Festejado há mais de 30 anos por ativistas do Movimento Negro, a data foi instituída oficialmente como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra através da Lei 12.519 de 2011.
A data é marcada pela luta contra o preconceito racial e a inferioridade da classe perante a sociedade, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com a “casa cheia”, Câmara de vereadores de Ibicaraí aprova Projeto de Lei 12/2024

  Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí Em uma sessão de “casa cheia”, com o plenário literalmente lotado e dezenas de pesso...