terça-feira, 2 de dezembro de 2025

IBICARAÍ- Mais uma caminhada bruta

 


POR Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA

A Turma da Caminhada encarou, no último domingo (30 de novembro), mais uma daquelas jornadas brutas pelo corredor de montanhas que corta o município de Ibicaraí rumo a vizinha cidade de Barro Preto. Foram mais de 32 quilômetros vencidos em aproximadamente 11 horas, até o balneário de Adilson — um percurso que mistura desafio, paisagens e boas histórias.

A aventura começou cedo, às 5h20, no portal de entrada da cidade. Dos 40 inscritos, 25 madrugaram para seguir rumo à Serra do Córrego Grande. A subida passou pelo assentamento, por Marquinhos, Crispim, Fazenda Tupã e chegou a Abel de Furtuoso, nossa primeira parada, no quilômetro 8.

Seguimos então pela Fazenda do saudoso Pedro Gama, contornando a montanha até a propriedade de Rui. Na descida pelo lado leste, alcançamos a região dos Gouveias e tomamos o rumo norte em direção ao esperado balneário.

O trecho seguinte foi dentro da mata, cortando mais uma montanha até uma pequena rocinha. O cenário bucólico — casinha de barro, uma bica fresca e o cheiro da roça — serviu como cenário perfeito para o café compartilhado e para sentir, de perto, a vida simples do interior.

Depois veio a subida por um cacaual, de onde avistamos a famosa Pedra Lascada, já no território de Barro Preto. Em seguida, descemos cerca de um quilômetro até uma linda cachoeira escondida na mata. Ali, marcamos mais uma parada antes de, enfim, chegar a Adilson, após mais de 15 quilômetros de caminhada.

No balneário, a recepção calorosa do anfitrião e o ambiente dominado por água cristalina de nascentes da serra renovaram as energias. A turma “lavou a alma” na piscina natural, no tobogã e na tirolesa, em quase uma hora de descanso merecido.

A volta foi pela estrada da Jussara, cortando outro trecho de cacau até a Fazenda Gruta do Mel. Seguimos por Luciano, Vila Emílio Izabel, BR-415 e, já perto das 16h, alcançamos novamente a entrada de Ibicaraí — no limite do cansaço, mas com a mente já planejando a próxima aventura.


Arnold Coelho

Caminhando por Ibicaraí

O Messias que, sem querer, rachou a relação Lula-Senado



FONTE The News 

Não o Messias que você está pensando. O homem que tem estampado as capas dos principais jornais do país é o Jorge Messias, que se tornou o protagonista pelo “racha” entre Lula e Alcolumbre.

Os presidentes da República e do Senado sempre se deram bem. Mas a situação mudou desde que Lula fez sua indicação à vaga deixada por Barroso no STF.

  • Alcolumbre, junto do Centrão, queria Rodrigo Pacheco, seu antecessor no comando do Senado;

  • Lula indicou Jorge Messias, chefe da AGU e homem de confiança do presidente.

Na prática, foi como se Lula estivesse mandando um recado: não vou me render a articulações e pressões de vocês, quem manda aqui sou eu. Mas em Brasília rejeitar “jogar o jogo político” também tem seu preço…

A partir dali, tudo mudou. Antes mesmo de Lula enviar a indicação formalmente ao Senado, Alcolumbre já marcou a sabatina de Messias. Enquanto isso, o Congresso derrubou mais de 50 vetos de Lula, uma clara resposta ao presidente.

Planalto acusa o senador de estar “esticando a corda” para conseguir mais cargos. Fala-se até que Alcolumbre já sinalizou que aprovaria Messias caso recebesse em troca o poder de indicar o novo CEO do Banco do Brasil.

Agora, Lula tenta articular nos bastidores, com pessoas próximas a Alcolumbre, a aprovação do ministro. No fim do dia, mais do que a vaga no STF em si, ele tenta não perder uma relação com o Centrão para 2026, crucial principalmente em um ano de eleição.

IBICARAÍ- Mais uma caminhada bruta

  POR Arnold Coelho Jornalista MTB 0006446/BA A Turma da Caminhada encarou, no último domingo (30 de novembro), mais uma daquelas jornadas b...